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Grupo Bimbo anuncia aquisição da Wickbold; especialista comenta

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Bimbo Wickbold

O grupo mexicano Bimbo, proprietário da marca de pães Pullman, anunciou na última sexta-feira (30) a aquisição da empresa brasileira Wickbold. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados. 

A operação inclui a incorporação das marcas Wickbold e Seven Boys, além de outras pertencentes ao grupo brasileiro, e abrange quatro fábricas localizadas nas regiões Sul e Sudeste do país. A Wickbold, fundada em 1938 pela família de mesmo nome em São Paulo, emprega atualmente cerca de 2,5 mil pessoas.

Rafael Pamias, diretor-presidente do Grupo Bimbo, ressaltou a importância da aquisição para fortalecer a presença da empresa no Brasil, especialmente na região Sul. “Essa empresa familiar complementa nosso portfólio com marcas que os consumidores amam e nos melhor posiciona na região Sul do Brasil”, afirmou Pamias em comunicado oficial.

A Bimbo, em comunicado, reforçou o compromisso com o bem-estar dos brasileiros e o impacto positivo para a sociedade e o meio ambiente. “O Grupo Bimbo compartilha do compromisso da Wickbold com o bem-estar dos brasileiros e reafirma a importância de um impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente”, declarou a empresa.

Segundo Marcelo Cherto, um dos fundadores da ABF (Associação Brasileira de Franchising) e especialista em marketing e franchising, a aquisição representa um movimento estratégico audacioso para o Grupo Bimbo. “O Grupo Bimbo passará a contar, em seu portfólio, com duas marcas altamente reconhecidas e consolidadas no Brasil: Wickbold e Seven Boys. Isso fortalecerá ainda mais sua posição na batalha contra outros grandes players dos ramos de panificação e de alimentos em geral”, afirmou.

Cherto também ressaltou que a combinação das forças da Wickbold e do Grupo Bimbo tende a levar a uma diversificação ainda maior na linha de produtos e a beneficiar todas as marcas do grupo. “Uma aquisição desse porte tende a somente ser efetuada após uma cuidadosa análise das sinergias em termos de operações, logística e distribuição. Portanto, é de se esperar que se obtenha uma redução nos custos operacionais e um aumento na eficiência e nos ganhos de escala”, explicou o especialista.

Para a Wickbold, Cherto vê a possibilidade de uma expansão internacional como uma das grandes oportunidades decorrentes da aquisição. “Passar a integrar o Grupo Bimbo tende a abrir portas para uma expansão internacional, permitindo que seus produtos cheguem a mais países”.

O Grupo Bimbo, que também detém no Brasil as marcas Ana Maria e Rap10, registrou um faturamento de 98 bilhões de pesos mexicanos no segundo trimestre de 2024, o que equivale a cerca de R$ 27,7 bilhões ao câmbio atual. Na América Latina, incluindo o Brasil, as vendas alcançaram 9,06 bilhões de pesos mexicanos, aproximadamente R$ 2,55 bilhões. A conclusão do processo de aquisição ainda depende das aprovações regulatórias necessárias.

Bimbo Wickbold

Imagem: Reprodução

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