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E-commerce

Inteligência artificial é nova arma da Amazon para vendas de vestuário

Varejista investe em IA para aprimorar a experiência de compra de roupas no e-commerce

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imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; IA generativa; apps inteligência artificial

Uma das primeiras críticas feitas aos vendedores de roupas online foi a incapacidade dos clientes de experimentar os produtos antes da compra — e apesar dos avanços tecnológicos, esse fato continua sendo um grande desafio do e-commerce. No entanto, a Amazon está utilizando a inteligência artificial para tentar reduzir a diferença entre aparência e realidade de várias maneiras.

De acordo com uma postagem escrita por Apoorv Chaudhri, Diretor de Visão Computacional e Aprendizado de Máquina na Amazon Fashion, soluções impulsionadas por IA agora oferecem aos compradores da Amazon:

  • Recomendações de tamanho impulsionadas por IA personalizadas para cada cliente;
  • Destaques de análises de ajuste usando feedback relevante dos clientes; e
  • Gráficos de tamanho reimaginados usando Large Language Models (LLMs) para extrair e limpar dados de gráficos de tamanho de produto de várias fontes.

Para as marcas, a Amazon oferece uma Ferramenta de Insights de Ajuste baseada em LLMs que contextualiza devoluções e análises de gráficos de tamanho com avaliações dos clientes e usa aprendizado de máquina para identificar defeitos nos gráficos de tamanho. 

Com esses dados, as marcas podem entender melhor os problemas de ajuste dos clientes, melhorar a forma como comunicam os tamanhos aos clientes e até incorporar o feedback no design e na fabricação dos produtos.

A funcionalidade de recomendação de tamanho personalizado para compradores utiliza um algoritmo que agrupa anonimamente clientes com preferências de tamanho e ajuste semelhantes e produtos com um ajuste similar. 

O algoritmo aprende a partir de milhões de detalhes do produto, incluindo estilo, gráfico de tamanho e avaliações dos clientes, bem como bilhões de compras de clientes anonimizadas. Ele também leva em consideração tamanhos comprados — e mantidos — por clientes similares para o mesmo produto ou produtos de ajuste semelhante.

A ferramenta também considera que os tamanhos mudam ao longo do tempo. Por exemplo, um cliente que comprou calças infantis em um determinado tamanho este mês provavelmente precisará de um tamanho maior na próxima compra.

A função de Destaques de Análise de Ajuste informa aos clientes se devem escolher um tamanho maior ou menor em um estilo específico, com base em avaliações de clientes que compraram o item no mesmo tamanho. Ela utiliza IA avançada e LLMs para extrair detalhes das avaliações dos clientes, como precisão do tamanho, ajuste da peça em áreas específicas do corpo e elasticidade do tecido.

A Amazon também está buscando tornar os gráficos de tamanhos mais precisos e fáceis de usar, utilizando LLMs para extrair e limpar automaticamente dados de gráficos de tamanho de produto de várias fontes. A ferramenta então transforma os dados em tamanhos padronizados, remove informações duplicadas e corrige automaticamente medidas ausentes ou incorretas. A Amazon também está experimentando novas formas de destacar os detalhes de tamanho e medida mais relevantes para cada cliente, como agrupar medidas para o tamanho recomendado deles.

Assim como grande parte da indústria varejista, a Amazon tem focado no potencial da inteligência artificial nos últimos meses. A empresa adquiriu uma posição minoritária na empresa de IA Anthropic em setembro de 2023, e recomendações de produtos geradas por IA nos setores de vestuário e saúde e beleza impulsionaram as vendas durante o evento Prime Days de outono da Amazon.

imagem com duas placas com as letras AI, simbolizando inteligência artificial; IA generativa

Escrito por Adam Blair para Retail Touchpoints

Imagem: Envato

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