E-commerce
Mais de 100 milhões de pessoas devem comprar no e-commerce brasileiro até 2026
De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o número de pessoas que compram online no Brasil deve ultrapassar 100 milhões até 2026. Além disso, o e-commerce brasileiro deve faturar R$ 277 bilhões em 2028, o que indica o aumento do ticket médio dos clientes.
“Este é um dos momentos históricos nos quais temos mais chances de antecipar o futuro, observando tendências que surgem em outros países e que acabam influenciando o Brasil. O consumidor brasileiro está altamente engajado em novas tecnologias e práticas inovadoras, especialmente no ambiente digital”, destaca Marlon Freitas, fundador e CMO da Agilize Contabilidade Online, pioneira do setor no Brasil.
Freitas também ressalta que a fidelização dos clientes é essencial para a evolução do e-commerce. “Vivemos em um mundo volátil, onde as modas surgem e desaparecem rapidamente. Nesse contexto, muitos varejistas estão investindo em construir uma relação de longo prazo com seus clientes, oferecendo uma experiência humana e personalizada por meio da tecnologia. Usando a criatividade, é possível adaptar o atendimento às necessidades de cada consumidor, criando uma conexão mais próxima e significativa”, explica o empresário.
O ambiente digital oferece inúmeras facilidades para o consumidor, como a conveniência de fazer compras sem sair de casa, uma ampla oferta de produtos e a possibilidade de comparar preços de forma rápida e eficaz. As plataformas de e-commerce estão cada vez mais integradas a diferentes soluções de pagamento, como carteiras digitais e parcelamentos facilitados, o que torna o processo de compra mais acessível para diferentes desempenhos.
Outro aspecto importante no cenário brasileiro é o uso do WhatsApp como canal de vendas. “Em várias lojas, o WhatsApp já supera os métodos tradicionais como o principal meio de interação e fechamento de vendas. Todo o aparato tecnológico já está disponível; cabe ao empreendedor utilizá-lo de forma criativa e eficaz para alcançar os resultados desejados”, complementa Freitas.