E-commerce
Marketplaces conquistam posição sólida nas vendas de eletrônicos
Levantamento feito pela GfK mostrou que aumento no setor foi de 211,9% em 2021 e continua crescendo nos anos seguintes
As vendas dos marketplaces no ramo do varejo de eletroeletrônicos estão em constante crescimento, de acordo com dados da GfK, uma empresa alemã de estudos de mercado. Em 2021, o setor registrou um aumento de 211,9%, e no último ano, houve um crescimento adicional de 10,5%. No primeiro bimestre de 2023, o setor já apresentava alta de 1,4%. Esses números indicam a crescente participação dos comércios online nos marketplaces, representando uma oportunidade para o setor.
A personalização em grande escala e os investimentos em ações direcionadas no ambiente online são facilitados pelos marketplaces, criando novos canais de comunicação direta e proporcionando maiores oportunidades de conversão de vendas. Além disso, a regionalização é um fator importante, pois está firmemente ancorada nas lojas físicas. Segundo Fernando Baialuna, diretor de Gfkconsult e Varejo da GfK para a América Latina, o faturamento do varejo regional online é oito vezes menor do que o do varejo nacional, tornando o aumento da participação desses comércios nos marketplaces uma oportunidade valiosa.
A estratégia “Clique & Retire”, na qual os clientes podem comprar online e retirar na loja física mais próxima, teve destaque em 2022. Essa modalidade representou cerca de 7% do total de compras, sendo a categoria de notebooks a mais adquirida dessa forma, com 11% dos compradores optando por esse tipo de compra. Baialuna destaca que o setor de eletrônicos é um dos principais polos de vendas online, com os consumidores utilizando esses canais em cerca de 6% das vezes que realizam compras. Otimizar a rede de lojas físicas e integrar os ambientes online e offline na experiência de compra serão fundamentais para aumentar a taxa de conversão das vendas.
No pós-pandemia de covid-19, os consumidores estão cada vez mais familiarizados com a dinâmica híbrida dos canais de vendas, expandindo a jornada de compra para além de um único canal. Diante desses desafios, surgem oportunidades para novos hubs de negócios nos próximos anos. Com a queda nos custos de frete e a estabilização dos preços dos eletrônicos, espera-se uma janela de oportunidade para a retomada gradual do consumo de bens duráveis a partir do segundo semestre deste ano, segundo análise do diretor da GfK.
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