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Marketing

Mídia paga, mídia própria e mídia orgânica: saiba como usá-las

Saiba como estratégias de marketing, se bem utilizadas, podem auxiliar pequenos negócios

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Dados com a palavra "marketing" escrita em fundo amarelo; saiba mais sobre mídia paga, mídia própria e mídia orgânica

Existem muitas maneiras de promover o seu pequeno negócio. Você pode realizar uma campanha de anúncios em mídias sociais, lançar um boletim informativo ou até mesmo oferecer uma entrevista em um programa de notícias de TV local. Embora cada uma dessas táticas tenha o mesmo objetivo final — aumentar a conscientização da marca — na verdade, são exemplos de estratégias de mídia distintas, referidas pelas equipes de marketing como mídia própria, mídia paga e mídia orgânica, respectivamente.

Compreender as diferentes vantagens, custos e benefícios potenciais dessas estratégias pode ajudar os proprietários de empresas a aproveitar cada uma delas para alcançar seus objetivos comerciais.

O que é mídia paga?

Mídia paga é qualquer mídia colocada por meio de uma parceria paga com uma publicação, mecanismo de busca, agência de publicidade ou criador individual — em outras palavras, qualquer tipo de publicidade paga. Canais populares de distribuição de mídia paga incluem sites de terceiros, o topo das páginas de resultados de mecanismos de busca (SERPs), publicações impressas e sites de mídias sociais.

A mídia paga oferece aos proprietários de empresas uma maneira de aumentar a conscientização da marca. Em vez de esperar pelo aumento de tráfego de forma orgânica, você pode comprar espaço publicitário para acessar públicos-alvo específicos. A mídia paga inclui:

  • Publicidade digital, como publicidade nativa, publicidade gráfica e pesquisa paga.
  • Publicidade tradicional, como outdoors, anúncios impressos e comerciais de rádio.
  • Marketing de influenciadores pagos, como parcerias com embaixadores de marca e criadores de conteúdo pagos.

O que é mídia própria?

Mídia própria é hospedada em uma mídia de propriedade da empresa — qualquer canal de marketing que sua empresa controle, como seu site, lista de e-mail de marketing ou perfis de mídias sociais. Isso permite que você mantenha o controle sobre cronogramas de publicação, formatos de mídia e conteúdo. A mídia própria inclui os seguintes tipos de conteúdo:

  • Webinars, podcasts ou conteúdo de marketing em vídeo criados pelas empresas.
  • Conteúdo projetado para otimização de mecanismos de busca (SEO) ou marketing de conteúdo.
  • Postagens em mídias sociais.
  • E-mails de marketing e boletins informativos.

O que é mídia orgânica?

Mídia orgânica é a cobertura de mídia não paga hospedada em canais não controlados por sua empresa, como uma reportagem em um programa de TV local ou uma análise positiva de seus produtos postada em um blog pessoal. A mídia orgânica pode elevar a reputação de sua marca e aumentar a conscientização da marca. Ela pode incluir os seguintes tipos de conteúdo:

  • Reportagens ou artigos de notícias.
  • Avaliações online.
  • Conteúdo gerado pelo usuário, como postagens em mídias sociais.

Objetivos

Embora as estratégias de mídia paga, própria e orgânica tenham como objetivo aumentar o perfil de seu negócio, os objetivos específicos que você define para medir o sucesso delas podem ser diferentes. A melhor escolha para sua empresa geralmente depende de suas necessidades imediatas.

Mídia paga:

As estratégias de mídia paga têm como objetivo aumentar a conscientização da marca e direcionar o tráfego para uma loja online ou física.

Mídia própria:

Os objetivos de campanhas de mídia própria podem incluir o aumento do tráfego do site, o aumento da fidelidade à marca e a captação e nutrição de leads.

Mídia orgânica:

Um dos principais objetivos de uma estratégia de mídia orgânica é aumentar o reconhecimento da marca e elevar a reputação de sua marca com seu público-alvo.

Estratégias

Os proprietários de empresas criam estratégias de marketing complementares para suas iniciativas de mídia paga, própria e orgânica. Cada estratégia contém ações específicas para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Mídia paga:

Uma estratégia de mídia paga envolve a compra de tipos específicos de exposição de mídia. Etapas comuns incluem a identificação e a seleção de canais de distribuição, influenciadores pagos ou fornecedores de anúncios. Você também pode precisar desenvolver conteúdo criativo para o espaço publicitário adquirido. É essencial acompanhar os resultados para garantir que você esteja atingindo seus objetivos.

Mídia própria:

Uma estratégia de mídia própria envolve a publicação de conteúdo em propriedades que você controla. Se você ainda não as possui, deve criar e configurar propriedades de mídia própria, como um blog ou conta de mídia social. Em seguida, você deve dedicar tempo à criação de conteúdo, à sua publicação e à medição de seu impacto. Os resultados podem ajudá-lo a otimizar seu investimento em sua mídia própria.

Mídia orgânica:

Uma estratégia de mídia orgânica envolve elevar o perfil de uma marca na tentativa de gerar cobertura não paga por outros meios. Essa estratégia pode envolver o envio de comunicados de imprensa para chamar a atenção, contato direto com membros da mídia e o planejamento de eventos ou atividades destinados a gerar cobertura na imprensa.

Orçamentos

As empresas investem tempo e dinheiro em marketing de mídia paga, própria e orgânica. Cada abordagem tem custos e considerações orçamentárias diferentes.

Mídia paga:

As estratégias de mídia paga envolvem uma troca direta de fundos por espaço publicitário. Os orçamentos eficazes de mídia paga podem variar amplamente e se ajustar com base em suas prioridades e recursos disponíveis.

Mídia própria:

Os custos associados a uma estratégia de mídia própria incluem despesas com criação de conteúdo e custos de manutenção da plataforma. As estratégias de mídia própria também podem se ajustar ao tamanho de sua empresa, mas algumas estratégias (como marketing de conteúdo e marketing em mídias sociais) podem depender do volume de publicações para produzir resultados, tornando-as menos eficazes para orçamentos pequenos.

Mídia orgânica:

Os custos da mídia orgânica incluem investimentos em mídia própria e paga projetados para atrair a atenção da mídia e promoção por terceiros. Eventos, truques de publicidade e brindes de lançamento de produtos podem ser maneiras eficazes de atrair a atenção da mídia, mas podem ser caros e não garantem cobertura.

Prazos

Todas as três estratégias podem fazer parte de seus esforços contínuos de marketing, mas os prazos para resultados iniciais variam.

Mídia paga:

Você pode ver os resultados mais rápidos com os esforços de mídia paga. Ao comprar espaço publicitário, você pode colocar conteúdo na frente de públicos-alvo sem gastar tempo para gerar conscientização ou construir um seguidor orgânico.

Mídia própria:

Você pode construir bibliotecas de conteúdo de mídia própria relativamente rapidamente. Desenvolver e nutrir uma audiência para esse conteúdo pode levar tempo.

Mídia orgânica:

A cobertura de mídia orgânica não é garantida, então uma estratégia de mídia orgânica requer paciência. Planejar eventos, cultivar relacionamentos com a mídia e executar truques publicitários levam tempo.

Controle

Outra diferença importante entre as três estratégias é o nível de controle que você tem sobre o conteúdo, público e mensagem de sua estratégia de mídia.

Mídia paga:

A quantidade de controle que você exerce sobre o conteúdo de mídia paga varia dependendo dos detalhes de sua estratégia. Por exemplo, a maioria das publicações permitirá que você projete seus próprios anúncios ou escreva seu próprio conteúdo patrocinado, mas você precisará seguir suas especificações. Se sua estratégia de mídia paga envolver o trabalho com um influenciador que criará conteúdo para sua marca, especifique em seu contrato se você exigirá revisão editorial ou o direito de aprovar o conteúdo antes da publicação.

Mídia própria:

A mídia própria oferece aos proprietários de empresas a maior quantidade de controle. Se você estiver publicando mídia em canais de mídia social ou outras plataformas de propriedade de terceiros, precisará seguir as regulamentações da plataforma. Além disso, o que você publica (e quando o publica) depende de você.

Mídia orgânica:

Os proprietários de empresas têm menos controle sobre a mídia orgânica, porque a cobertura da mídia orgânica não é comprada ou criada por sua empresa. Os editores não têm obrigação de falar sobre sua empresa de maneira favorável. Você pode aumentar a probabilidade de uma cobertura justa mantendo uma presença digital precisa, informativa e respeitosa, fornecendo um contato de imprensa em seu site, respondendo a perguntas da imprensa e oferecendo comentários antes de qualquer notícia prevista.

Medindo resultados

As empresas monitoram o sucesso de cada tipo de estratégia de mídia, prestando atenção aos indicadores-chave de desempenho (KPIs) comumente usados em cada caso.

Mídia paga:

Os KPIs da mídia paga podem incluir tráfego e conversões no site. Você pode usar a plataforma do seu site para identificar as fontes de tráfego para sua loja e até mesmo atribuir conversões individuais a anúncios específicos. Ao avaliar anúncios pagos, você também pode analisar o custo por clique (CPC), que lhe dá uma indicação do retorno sobre o investimento (ROI) pelo preço que você paga por espaço publicitário digital.

Mídia própria:

Os KPIs de mídia própria frequentemente são semelhantes aos KPIs de mídia paga. Eles incluem tráfego de seus canais de mídia própria, como um blog, conteúdo de marketing por e-mail e postagens em mídias sociais. Você também pode rastrear o tamanho de sua lista de e-mails e os seguidores que ganhou ou perdeu em diferentes plataformas sociais.

Mídia orgânica:

Os KPIs de mídia orgânica podem incluir o número de reportagens, menções em mídias sociais ou análises que sua empresa recebe. As empresas os monitoram usando alertas de mecanismo de busca, ferramentas de análise de mídias sociais e ferramentas de gerenciamento de reputação de marca.

Dados com a palavra "marketing" escrita em fundo amarelo; saiba mais sobre mídia paga, mídia própria e mídia orgânica

Fonte: Shopify, Traduzido por Ygor Piva

Imagem: Envato