Design

Milan Design Week 2024: Inspiração para o varejo imersivo

Published

on

Milan Design Week

A Milan Design Week apresenta o melhor em móveis e design de marcas, artistas e designers de todo o mundo. O evento deste ano aconteceu na cidade italiana entre 15 e 21 de abril, atraindo multidões internacionais, com recorde de mais de 360.000 entusiastas e profissionais do setor.

Com suas exposições belas e provocativas, o evento apresenta uma riqueza de inspiração para interiores e ativações – então varejistas, prestem atenção. Locais em toda a cidade são reimaginados como instalações elaboradas que visam impressionar os visitantes e estabelecer paralelos entre as ideias inovadoras que expressam e as marcas que ajudaram a criá-las.

De muitas maneiras, a Milan Design Week oferece a oportunidade perfeita para ver a Economia do Encantamento em ação: uma das Tendências Transformacionais para 2024, que é principalmente sobre estender as experiências de marca para criar mais ressonância emocional com os clientes. Com 61% dos consumidores expressando o desejo de que as marcas os ajudem a sentir emoções intensas, o evento serve como um viveiro de inspiração para como alcançar isso.

Reunimos algumas das instalações e exposições do evento, destacando como empresas líderes podem colaborar efetivamente com artistas e designers para criar ambientes imersivos que dão vida às histórias de marca.

IKEA

Reprodução: GDR

Batizada de ‘1st’, a exposição da IKEA na Milan Design Week tratava de desvendar a importância emocional de se mudar para sua primeira casa. O enorme espaço de 1.244 metros quadrados, Padiglione Visconti, foi transformado pelo arquiteto Midori Hasuike, pelo designer espacial Emerzon e pelo designer de iluminação Anders Heberling em um labirinto interativo temático da IKEA. O espaço ligeiramente surreal destacava as maneiras como celebramos a mudança para nossas primeiras casas, inspiradas por jovens de todo o mundo. A marca aproveitou a oportunidade para mostrar sua nova coleção de jogos, bem como visões exclusivas dos próximos lançamentos. À noite, a exposição desempenhou um papel duplo como local de música, com performances de artistas locais.

Leia também: Repaginação das lojas físicas será destaque no varejo em 2024, diz especialista

GOOGLE DESIGN STUDIO

Milan Design Week

Reprodução: GDR

O Google Design Studio levou os visitantes a uma jornada multi-sensorial com sua exposição Making Sense of Color no Garage 21, Via Archimede 26. Um espaço central escuro foi povoado por 21 salas com paredes parcialmente transparentes, iluminadas por luzes coloridas. À medida que os visitantes passavam pela instalação, eles eram ‘atacados’ com uma série de frequências de áudio criadas pelo laboratório de arte de Los Angeles, Chromasonic, que pulsavam no ritmo das luzes em mudança – estabelecendo uma conexão entre som e cor. Avançando pela exposição, cada seção apelava para um sentido diferente, convidando os visitantes a explorar como a cor se parece e até mesmo como cheira. A instalação visava ajudar os visitantes a apreciar a complexidade da percepção de cores, permitindo-lhes sentir-se hiperpresentes em seu ambiente.

ELICA

Reprodução: GDR

O estúdio de design japonês We+ criou ‘Straordinaria’, uma instalação de arte específica para o local inspirada na leveza das nuvens, oferecendo aos visitantes uma experiência imersiva que lhes daria um momento de pausa e reflexão. Criada em colaboração com o facilitador de troca de negócios e artes Fondazione Ermanno Casoli para a empresa italiana de cozinhas Elica, a instalação visava proporcionar uma sensação de profundidade e movimento à medida que os visitantes passavam por ela, com uso habilidoso de materiais, forma e cor celebrando a engenhosidade e criatividade dos produtos da Elica ao longo do caminho.

THE GOOD PLASTIC COMPANY

Milan Design Week

Reprodução: GDR

Criada inteiramente a partir do material inovador Polygood da The Good Plastic Company, que é 100% reciclado e reciclável, esta instalação retrata o planeta Terra. Criada em colaboração com o StudioXAG certificado pela BCorp, um estúdio de design sediado em Londres conhecido por suas impressionantes experiências de varejo, a exposição tem como objetivo desafiar os princípios de design típicos e mostrar como o ambiente construído pode se harmonizar com a terra usando materiais reciclados.

Leia também: Arquitetura sustentável: saiba tudo sobre ela

ACCURAT

Milan Design Week

Reprodução: GDR

Criada em conjunto com o designer Emiliano Ponzi e o Design Group Italia, esta exposição fundiu design espacial com visualização de dados impactante, oferecendo uma experiência inspiradora para os visitantes que exploravam a conservação da água e nosso relacionamento com esse recurso tão precioso. Estruturas azuis de outro mundo e iluminação inteligente evocavam uma sensação de imersão, enquanto janelas de visualização permitiam aos visitantes ver figuras-chave e dados renderizados em miniaturas animadas por computador.

Imagens e informações: GDR
Tradução: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *