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E-commerce

Preço de remédios no e-commerce caiu quase 2%, diz estudo

Pela primeira vez em meses, todas as categorias de medicamentos tiveram queda nos preços

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farmacêutico com caixa de remédios na mão; e-commerce

Comprar remédios pela internet está mais barato em 2023. De acordo com um levantamento conduzido pela Precifica, empresa especializada em soluções de pricing, o Índice de Preços de Medicamentos no e-Commerce (IPM-COM) apresentou uma redução significativa de 1,94% em outubro, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

O estudo analisou dez medicamentos pertencentes a diferentes grupos, comercializados em seis redes farmacêuticas que atuam por meio do e-commerce. Um dado interessante foi captado: pela primeira vez em meses, todos os medicamentos monitorados apresentaram queda de preço. O destaque foi para os anti-histamínicos, que lideraram com uma diminuição impressionante de 36,32%, superando a redução média de preços do mês.

Seguindo essa tendência, os antissépticos nasais registraram uma queda de 25,94%, os relaxantes musculares caíram 13,55%, os hormonais recuaram 8,73%, os antigripais e antitussígenos tiveram queda de 5,58% seguidos dos antiparasitas (4,82%), dos analgésicos e antitérmicos (3,52%), dos hipocolesterolêmicos (2,41%), dos antialérgicos e broncodilatadores (2,27%) e dos antidiabéticos (0,79%).

Por sua vez, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE em 26 de outubro, indicou um aumento discreto de 0,02% no subgrupo “produtos farmacêuticos” na Região Metropolitana de São Paulo. Essa diferença é explicada pelo IPCA, principal índice de inflação do Brasil, ter como base uma quantidade substancialmente maior de itens pesquisados, incluindo serviços como os preços dos planos de saúde.

Os dados ressaltam a necessidade de atenção e agilidade por parte das farmácias e drogarias na adaptação dos preços frente a essa oscilação do mercado. O CEO da Precifica, Ricardo Ramos, enfatiza a importância das ferramentas de pricing para estabelecer valores e promoções com precisão. “Essa tecnologia tem a capacidade de realizar monitoramento em tempo real e analisar dados internos e externos, permitindo a sugestão de preços atrativos para os clientes e rentáveis para as farmácias”, avaliou o executivo.

farmacêutico com caixa de remédios na mão; e-commerce

Imagem: Freepik