Inovação

Procura por embalagens mais sustentáveis chega em 78%

Empresas buscam por alternativas de embalagens mais sustentáveis e biodegradáveis para se adaptarem ao novo mercado

Published

on

práticas de embalagem éticas

Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, para 2024, o valor do mercado de embalagens sustentáveis está estimado em US$105,26 bilhões, já o setor de embalagens sustentáveis, em US$292,71 bilhões. Ainda segundo a pesquisa, há uma previsão de aumento nos próximos 5 anos. Em 2023, uma pesquisa feita pelo Instituto Opinion Box já mostrava que 56% dos consumidores brasileiros preferiam restaurantes que utilizam embalagens sustentáveis e 76% deles julgavam importante que, além da utilização dessas, as embalagens possuíssem o selo de sustentabilidade.

Para ser considerada sustentável, a embalagem deve ser constituída de materiais orgânicos ou recicláveis, ser utilizado poucos recursos naturais, assim como de energia, para sua produção e que após o uso e descarte dela, os impactos disso para o meio ambiente estejam dentro dos conformes estipulados pela Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). Já para ser considerado uma embalagem biodegradável é necessário ter outros requisitos no processo de decomposição. Essas embalagens devem ter uma decomposição natural, que pode ser realizada tanto por algas, fungos ou outros microorganismos presentes no ambiente, que transformarão  a embalagem em biomassa, água e dióxido de carbono. Além desse processo químico, o material deve atingir, em até 90 dias de decomposição, fragmentos de 2 milímetros, segundo as normas da ABNT.

Uma pesquisa realizada pela Toluna, em 16 países, aponta o papel como o material sustentável mais usado em embalagens, depois vem o vidro, metal e plástico, sucessivamente. Além de ser um material sustentável, o papel pode ser considerado uma matéria prima biodegradável, pois possui uma alta taxa de decomposição podendo levar apenas 60 dias para se desfazer em ambientes adequados. 

Com o aumento do uso de embalagens sustentáveis, as empresas analisam novos meios de suprir essa demanda, fazendo com que o mercado de fornecedores cresça, facilitando a adaptação a essa nova realidade. O CEO de uma empresa especializada em embalagem sustentável diz que as empresas que mais procuram se adequar a essa procura são as do setor de açaí e sorvetes. “Nossos principais clientes são micro e pequenas empresas do setor de açaí e sorvetes, que é um dos que mais investe nesta frente,” diz Carlos Henrique Siqueira, CEO da Global Embalagens.

Pesquisas no setor mostraram que 88,7% dos entrevistados dizem buscar investir em sustentabilidade, ao passo que 41,5% das microempresas buscam acompanhar esse comportamento dos consumidores e apostar em ações sustentáveis. “O segmento tem um desafio para atender pequenos players em comparação com a demanda dos grandes. As empresas nos buscam quando entendem que embalagens biodegradáveis podem ser acessíveis para todos os portes de mercado”.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *