E-commerce
Shein e dona da Forever 21 fecham acordo; chinesa compra 30%
Em acordo, gigante chinesa compra um terço de participação no grupo SPARC, dono da Forever 21; peças da americana estarão disponíveis no e-commerce da Shein
A gigante varejista chinesa Shein entrou em acordo com o grupo SPARC, joint venture entre a Authentic Brands Group, dono de marcas como a Forever 21, com a Simon Property Group, fundo de investimento americano. Segundo o Wall Street Journal, esse acordo fará com que peças da Authentic Brands, como a Forever 21, entrem na plataforma da Shein, que conta com mais de 150 milhões de clientes.
Esse acordo também fará com que o grupo SPARC, dono da Forever 21, se torne um acionista minoritário da Shein. Assim, os produtos da marca americana, reconhecida no mercado, estarão presentes na plataforma chinesa.
O comunicado divulgado pelo grupo SPARC afirma que, nos termos do acordo, a Shein adquiriu aproximadamente um terço de participação. “A Shein traz sua experiência incomparável em comércio eletrônico e alcance global para fornecer ao grupo SPARC uma plataforma para expandir ainda mais suas marcas. Espera-se que a parceria expanda a distribuição do Forever 21 pelo grupo SPARC, agregando valor e variedade para a extensa base de clientes da Shein”, manifestou.
A união entre as empresas não se resume ao e-commerce. Experiências do cliente da Shein estarão disponíveis para teste em lojas físicas da Forever 21 nos Estados Unidos, além de outras iniciativas que serão anunciadas futuramente. “Estamos entusiasmados com a parceria com a Shein, pois reflete a nossa visão partilhada de fornecer aos clientes um acesso incomparável à moda a preços acessíveis”, afirmou Marc Miller, CEO do grupo SPARC.
O presidente executivo da Shein também se manifestou. Em comunicado, Donald Tang afirmou que a liderança e experiência em branding do grupo da Forever 21 irá tornar a moda mais acessível a todos. “A Shein está entusiasmada por ter o Grupo SPARC como parceiro e acionista minoritário e estamos ansiosos para encontrar novas maneiras de encantar nossos clientes através do potencial desta parceria”, disse o empresário.
O grupo SPARC conta com diversas marcas conhecidas mundialmente em seu portfólio. Além da Forever 21, a joint venture detém os direitos, entre outras marcas, da Aéropostale, Brooks Brothers, Lucky Brand, Reebok e o closet pessoal do ex-jogador de futebol e empresário David Beckham.
A Forever 21, que passou por um período complicado na última década, chegando a entrar com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos em 2019, não tem previsão de retorno ao Brasil de forma oficial. A varejista, em meio à sua crise, fechou todas as lojas no país em 2022.
Imagem: Envato