Inovação
Tendências do varejo americano para observar
IA, social commerce, metaverso e sustentabilidade estão ditando os rumos do varejo nos EUA
O varejo, como todas as outras indústrias, teve que responder rapidamente aos desenvolvimentos sociais e às mudanças de atitudes do consumidor nos EUA. Com a explosão da IA, uma nova porta se abriu para o marketing e retail media, que quebrará barreiras e expandirá os limites da imaginação dos consumidores. Se você quer descobrir quais as principais tendências do varejo americano impulsionadas pelos avanços tecnológicos, acompanhe a leitura!
IA decola
- Marcas já começaram a experimentar com capacidades de IA em suas iniciativas de marketing. A Amazon, por exemplo, está usando IA Generativa para aprimorar a jornada de compra de um produto, resumindo o consenso geral com base no feedback anterior do cliente. Essa funcionalidade ajudará os compradores a decidir mais rapidamente, sem precisar rolar por dezenas de avaliações;
- As marcas precisam decidir sobre uma postura em relação à IA; muitas marcas escolheram abraçar a inovação, afirmando que acompanhar os tempos é importante para o crescimento na indústria. Por outro lado, muitas incorporaram sua rejeição à IA em sua estratégia de marketing, concordando com muitos consumidores que se preocupam com a perda de criatividade e pensamento independente;
- Existe uma crescente desconfiança em relação ao uso de IA no atendimento ao cliente, com mais de 50% dos consumidores concordando que é algo que os preocupa negativamente em relação à experiência de compra online. A IA tem o potencial de nos aproximar de interações que parecem mais humanas e orgânicas, no entanto, poderia facilmente ir no sentido oposto, afastando os usuários da experiência personalizada que procuram.
Adentrando o metaverso
- A popularidade da IA tem ofuscado qualquer hype em torno do metaverso, especialmente porque o desenvolvimento nesta indústria tem sido mais lento. No entanto, em vez de abandonar o metaverso, as marcas encontraram maneiras inovadoras de combinar as duas tecnologias, sendo essa uma das tendências do varejo americano;
- O metaverso apresenta uma oportunidade de transformar o e-commerce em uma experiência imersiva que supera as compras presenciais. Não haverá mais sessões estressantes de provador, em vez disso, os sites de permitirão que os clientes criem um avatar com suas medidas exatas que podem usar para experimentar roupas em segundos.
O crescimento do comércio social
- Uma área de crescimento constante na indústria do varejo é o comércio social. Uma nova via para compras se abriu para os consumidores;
- Para ajudar os consumidores a se sentirem mais seguros ao fazer compras nas redes sociais, as marcas estão tomando várias ações diferentes. Um exemplo é o uso de crédito em vez de dólares para compradores de primeira viagem;
- A confiança em posts com opção de compra é baixa, mas prevemos que os avanços tecnológicos mudarão as atitudes dos consumidores.
Sustentabilidade ainda é prioridade
- Shoppers estão prestando atenção na ética e ações das marcas em sustentabilidade;
- Com a crescente demanda por transparência e sustentabilidade, o mercado de revenda explodiu.
- Entrar no mercado de revenda pode parecer intimidante, mas algumas organizações estão procurando tornar o processo mais suave para as marcas.
Insights para o varejo brasileiro
Para se adequar as tendências do varejo americano, o varejo brasileiro deve investir em tecnologias de IA para personalização de experiências de compra pode impulsionar a satisfação do cliente e aumentar as taxas de conversão, proporcionando uma jornada de compra mais personalizada e agradável. Explorar a criação de espaços imersivos de e-commerce, inspirados no metaverso, pode diferenciar as marcas e tornar a experiência de compra mais envolvente, oferecendo aos consumidores uma experiência virtual única e interativa.
Integrar estratégias de comércio social pode expandir o alcance das marcas e aumentar as vendas, especialmente entre os consumidores mais jovens, que estão cada vez mais presentes nas redes sociais e engajados em compras online. Priorizar práticas sustentáveis e transparência nas operações pode melhorar a reputação da marca e atrair consumidores que valorizam a responsabilidade corporativa, fortalecendo o vínculo com os clientes e gerando lealdade à marca. E por fim, explorar o mercado de revenda como uma oportunidade de negócio pode não apenas promover a sustentabilidade, mas também atrair consumidores em busca de produtos exclusivos a preços acessíveis, ampliando as opções de consumo consciente e gerando valor para a marca.
Informações: Mintel
Tradução e insights: Central do Varejo
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