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Turnover – esta não é mais uma daquelas discussões de problemas do mercado
Recentemente, eu almocei com um franqueador que estava com um modelo de restaurante novo em um ambiente totalmente alegre, aonde os atendentes vinham e sabiam o que ele iria pedir, qual a mesa favorita dele e com um cuidado e delicadeza diferenciados ao se importar com sua saúde. E nessa mesma conversa, tivemos aquela velha discussão sobre turnover, principalmente no segmento de restaurantes, dificuldade de treinar, reter, qual o melhor modelo de manter qualidade, padrão e motivação, etc.
Falamos também de modelos de sócio operador, investidores sem ser franqueados, marca com investimento 100% dela e operador com % no negócio e qual foi o final da discussão? Ele me disse que em um ano, ele trouxe onze funcionários da outra unidade e que, hoje, tem somente duas novas atendentes, o restante continua lá!
Ou seja, turnover baixíssimo! Sonho de qualquer varejista, empreendedor ou gerente, não é?! E aí que vem a minha reflexão: – o que ele tem de diferente? O que ele faz fora do normal? Seria recompensa monetária? Um RH incrível? Fit cultural?
Um dos pontos que me abriu: ele contrata gente que não sabe nem segurar uma bandeja. Hum… será que é só isso? Treinar na base?
Eu, que estou de fora, pergunto e respondo a vocês, olhem o começo da minha narrativa (vou dar um tempinho para você voltar lá).
São alguns pontos que vale observar e já faz um tempo que esse tema me ronda, o ambiente, a cultura, o “cuidar”. Porque se sua equipe tem essa maneira linda de se comprometer e dar importância ao outro, com certeza, o atendimento será uma continuidade disso tudo. Não tiro o mérito de bons gestores, de seres humanos como o próprio nome diz HUMANOS.
Será que estamos em um momento de tantos conflitos, falta de tempo (ou prioridades) para treinar e cuidar da equipe que não conseguimos parar e fazer o básico? Cuidar de gente e parar de discutir o que está errado.
E você, ao ler isso, tem tempo de “cuidar” da equipe e dos seus cliente?
Fabiana Hamada é sócia e diretora comercial da Goakira Design. Especialista em varejo e franchising, apoia empreendedores a crescer por meio de uma arquitetura que conecta pessoas e dá resultado.