Economia
Vendas dos minimercados autônomos aumentaram 32% nas em festas de fim de ano
Pesquisa realizada pela Honest Market Brasil revela que períodos festivos como Natal e Ano Novo impulsionam consideravelmente o consumo nos mercados de condomínio
As festas de fim de ano estão cada vez mais próximas e, na medida em que a distância para o Natal e o Ano Novo diminui, a aquisição de produtos tende a aumentar. Com o objetivo de descobrir informações relevantes sobre as mudanças no consumo em épocas como essa, a Honest Market Brasil, franqueadora de minimercados e uma das “Melhores Franquias do Brasil, desenvolveu uma pesquisa interna que revelou um aumento de pelo menos 32% nas vendas de produtos oferecidos pelos minimercados autônomos – aqueles que podem ser encontrados em condomínios.
De acordo com o estudo realizado pela organização, a venda nos minimercados autônomos cresce mais de 32% em períodos como o Natal e o Ano Novo, quando comparados a outras épocas do ano. Segundo Ana Paula Moraes, sócia-fundadora da franqueadora, isso acontece não só por conta do aumento de demanda, mas por uma possível preferência dos consumidores: “É comum que a busca por produtos, especialmente alimentícios, aumente nas festas, já que é uma tradição milenar a produção de um grande banquete no Natal, por exemplo. Porém, alguns consumidores podem preferir adquirir esses itens em um local que ofereça uma experiência de compra mais rápida e facilitada, como é o caso dos minimercados autônomos. Acredito que esse também seja um dos motivos para as vendas aumentarem”.
É comum também que, em períodos como este, alguns consumidores esqueçam itens essenciais para esse tipo de ocasião. Ana afirma que a distância mínima entre os minimercados residenciais e os próprios apartamentos também podem fomentar a venda de produtos no Natal e Ano Novo: “Sempre tem algo faltando. Com a junção de uma família inteira, são tantas coisas necessárias que as pessoas acabam esquecendo de comprar algum produto. Nesse momento, é claro que a prioridade será para um mercado que não demande praticamente nenhum deslocamento e que, por garantia, não estará lotado como as grandes redes costumam ficar”.
Ana relembra também que os modelos autônomos se destacam nas buscas por investimentos rentáveis nos últimos meses do ano: “Muito do boom de vendas se dá pelo fato dos minimercados funcionarem sozinhos. Não há preocupações com o funcionamento ou com possíveis colaboradores. É de fato, se preparar antecipadamente para então aproveitar o aumento no faturamento e curtir as festas com a família. Esse é um dos pontos positivos principais quando falamos sobre negócios autônomos”.
Imagem: Honest Market Divulgação