Economia
Vendas globais no varejo devem se recuperar em 2025
As vendas globais no varejo devem se recuperar em 2025, com volumes mundiais crescendo 2,2% — a taxa de crescimento mais rápida desde 2021, de acordo com o relatório Consumer Goods and Retail Outlook 2025 da EIU.
O relatório indica que a melhora será impulsionada principalmente pela desinflação, que deve atingir seu nível mais baixo desde 2020, aumentando o gasto do consumidor. No entanto, obstáculos regulatórios e baixa confiança do consumidor continuarão a desafiar o mercado.
Apesar da recuperação no varejo, a confiança do consumidor permanecerá frágil devido a dificuldades financeiras persistentes. As economias domésticas na maioria dos países ainda estão abaixo dos níveis pré-pandemia, e consumidores sensíveis a preços reduziram a demanda, limitando a capacidade das empresas de aumentar os preços.
Como previsto em análises anteriores, lojas físicas e varejistas de desconto se saíram melhor no pós-pandemia. Contudo, a inflação elevada tem forçado famílias de baixa renda a cortar gastos, impactando negativamente as vendas globais de varejistas de desconto e redes de fast-food.
Espera-se que os países da Ásia e do Golfo liderem o crescimento de volume no varejo, impulsionados por populações jovens e em expansão, aumento de renda, urbanização e crescimento das compras online.
Por outro lado, prevê-se que a China experimente um crescimento mais lento no varejo, com uma taxa de aumento de apenas 4% em 2025 — o nível mais baixo desde 2022 e bem abaixo da média pré-pandêmica de 7%. Desafios econômicos, incluindo perda de renda devido a lockdowns prolongados, desaceleração do mercado imobiliário e uma população envelhecida, contribuíram para um pessimismo persistente.
Em contraste, espera-se que a Índia aumente suas vendas no varejo em 5% ao ano em 2025. Com uma grande população rural impulsionando a demanda por bens de consumo de alta rotatividade, as empresas estão direcionando esse segmento para compensar a demanda mais fraca na China.
Enquanto isso, o número de famílias de alta renda na Índia deve mais que dobrar até 2025, apresentando oportunidades para varejistas de luxo e negócios relacionados ao turismo internacional, à medida que mais indianos de maior poder aquisitivo viajam para o exterior.
Imagem: Envato
Informações: Retail Asia
Tradução livre: Central do Varejo