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Inovação

Walmart está testando máquinas de tecelagem 3D para produzir roupas de marca própria

A varejista se associou à empresa de tecnologia de moda, Unspun, em um esforço para reduzir o desperdício na fabricação de roupas

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O Walmart anunciou um projeto piloto na última quinta-feira (14) com a Unspun, uma empresa de tecnologia de moda, para testar suas máquinas de tecelagem 3D para fabricar calças para a marca própria da varejista.

Com as máquinas de tecelagem 3D, o fio é transformado diretamente em peças de vestuário concluídas. A partir de sua microfábrica em Oakland, Califórnia, a tecnologia da Unspun visa reduzir o impacto ambiental da produção de roupas. Se a parceria for considerada bem-sucedida, ela apoiaria a missão compartilhada das empresas de transferir mais manufatura têxtil de volta para os EUA, diminuir os impactos ambientais da fabricação de roupas e servir como um processo sustentável para atender à demanda.

Devido ao desperdício na produção tradicional de roupas e ao descarte de inventário extra, juntamente com emissões do transporte de roupas e materiais para o exterior, a demanda por soluções sustentáveis na fabricação de roupas é prevalente, segundo as duas empresas.

O piloto entre Walmart e Unspun aborda as preocupações com o desperdício na indústria do vestuário, de acordo com as empresas. Normalmente, o fio é tecido em tecidos, que são então cortados e montados em roupas. Com a tecelagem 3D, o fio é transformado mais rapidamente e eficientemente em peças de vestuário concluídas.

“No Walmart, estamos focados em trazer inovação para nossa cadeia de suprimentos para melhor atender nossos clientes e resolver desafios da indústria, e a Unspun tem o potencial de fazer exatamente isso”, disse Andrea Albright, vice-presidente executiva de sourcing do Walmart, em comunicado. “A tecnologia que estamos testando com a Unspun tem o potencial de desbloquear a criação de empregos mais qualificados nos EUA, atender à demanda do consumidor por roupas produzidas localmente e cumprir nosso compromisso com maior transparência e sustentabilidade em nossa cadeia de suprimentos de vestuário.”

Walmart e Unspun planejam estender sua colaboração se o piloto for bem-sucedido. Com a ajuda de um parceiro de fabricação, o objetivo da Unspun é adicionar mais microfábricas nos EUA para manufatura em terra e próxima à costa. A Unspun visa ter 350 máquinas no país até 2030.

O Walmart tem buscado outras formas de sustentabilidade fora da manufatura, incluindo o objetivo de ser alimentado por 50% de energia renovável até 2025 e 100% até 2035. A empresa atingiu seu objetivo de emissões de fornecedores seis anos antes, eliminando 1 bilhão de toneladas métricas de gases de efeito estufa de sua cadeia de suprimentos no mês passado.

Leia também: Franquias sustentáveis: promovendo um futuro responsável

O foco do Walmart em tecnologia tem sido exibido em muitas de suas operações e anúncios recentes, especialmente onde encontra os consumidores. Com inteligência artificial e realidade aumentada, a empresa introduziu provas virtuais de óculos e uma ferramenta especial para ajudar os clientes a projetar quartos e explorar itens antes de comprar, entre outros esforços.

 

Xanayra Marin-Lopez para Retail Dive
Tradução por Central do Varejo
Imagem: Envato