Web Summit Rio 2024
Web Summit Rio 2024 traz destaque para o ecossistema de startups brasileiro e inovação tecnológica
O Web Summit Rio 2024 vai reunir os principais líderes, empreendedores e investidores do mundo da tecnologia para uma experiência imersiva e inspiradora na cidade maravilhosa. O evento, que vai rolar entre os dias 15 e 18 de abril, promete ser um marco para o ecossistema de startups brasileiro e um impulso para o avanço da inovação tecnológica na América do Sul.
Com uma impressionante lista de palestras e ativações, o Web Summit Rio 2024 vai oferecer uma visão macro das tendências emergentes, oportunidades de investimento e desafios enfrentados pelo setor de tecnologia no Brasil e além. Os temas que serão abordados e as indústrias que serão contempladas em 2024 incluem fintech e serviços financeiros, telecomunicações e TI, educação, SaaS, publicidade e marketing, e-commerce e varejo, entre outros.
Destacando o crescimento e a maturidade do ecossistema de startups brasileiro, o evento vai apresentar dicas valiosas de líderes do setor, como Eric Acher, fundador e sócio-gerente da Monashees, e Edith Yeung, sócia-gerente da Race Capital. Eles vão comentar o progresso significativo alcançado desde 2010, quando os empreendedores enfrentavam desafios consideráveis e a resiliência no setor. São mais de 600 palestrantes, incluindo Bianca Andrade, CEO da Boca Rosa Company, Txai Suruí, ativista brasileira, Kondzilla, produtor, empresário e apresentador de televisão, e muito mais.
Além das palestras e premiações, o evento proporciona uma oportunidade incomparável para networking e colaboração entre empreendedores, investidores e profissionais do setor. São esperados mais de 30.000 participantes, incluindo 1.000 startups, para compartilhar ideias, fazer conexões e impulsionar a inovação.
E o melhor de tudo é que a equipe da Central do Varejo estará no Web Summit Rio 2024 cobrindo todos os detalhes para os nossos leitores. Clique no botão abaixo para entrar para a nossa Comunidade no WhatsApp e receber todas as notícias em tempo real:
Como foi a edição de 2023?
A primeira edição do Web Summit fora da Europa foi justamente o Web Summit Rio 2023, que reuniu mais de 20 mil participantes no Riocentro entre os dias 1 e 4 de maio no ano passado. O evento focou em inovação e tecnologia e trouxe à tona discussões fundamentais sobre o futuro dos negócios, com ênfase especial na Inteligência Artificial (IA).
Durante os quatro dias de evento, 974 startups de 28 indústrias diferentes, provenientes de 42 países, foram expostas, demonstrando a diversidade e o potencial do cenário empreendedor global. Além disso, 506 investidores e 400 palestrantes participaram dos painéis, enriquecendo ainda mais as discussões sobre os rumos da tecnologia e dos negócios.
Com debates inspiradores, o Web Summit Rio 2023 consolidou-se como um espaço de conexão, inovação e aprendizado, promovendo discussões essenciais para o futuro da tecnologia e dos negócios. As tendências apresentadas durante o evento certamente continuam impactando a sociedade, impulsionando o progresso e a evolução em diversas áreas.
Por que o Rio de Janeiro?
A pergunta que muitos se fazem é: por que escolher o Rio para sediar um evento de tamanho global e a organização do evento listou três razões convincentes:
1. Palestrantes incríveis e oportunidades de networking inigualáveis: o Rio de Janeiro será palco de palestrantes de renome internacional, ávidos por compartilhar sua experiência e visão sobre o futuro da tecnologia. Além disso, o evento oferecerá oportunidades de networking sem igual, conectando empreendedores, investidores e líderes de negócios em um ambiente dinâmico e estimulante;
2. Ecossistema tecnológico em ascensão na América do Sul: o cenário tecnológico na América do Sul está florescendo, e o Brasil está no centro desse movimento. Com uma população de 203 milhões de habitantes e mais de 475.000 desenvolvedores de software, o Brasil se destaca como um dos maiores ecossistema tecnológico do mundo. Com mais de 13.000 startups e 14 unicórnios, o país está demonstrando resiliência e inovação, mesmo em meio a um declínio no financiamento na América Latina;
3. Maior economia da América Latina e cidade maravilhosa: o Brasil possui a nona maior economia do mundo em termos de PIB e é o líder econômico na América Latina. E o Rio de Janeiro, com sua rica história, beleza natural deslumbrante e vibrante cultura, serve como o cenário ideal para sediar uma reunião de destaque da comunidade tecnológica global. Não há cidade melhor do que o Rio para receber essa reunião de líderes e inovadores em tecnologia.
Web Summit conectando o mundo desde 2009
O evento nasceu em Dublin, em 2009, como uma modesta conferência de tecnologia com apenas 150 participantes, acendendo uma chama que em breve iluminaria o cenário global de tecnologia. Fundado por Paddy Cosgrave, marcou o nascimento do que agora conhecemos como Web Summit.
O Web Summit evoluiu rapidamente, transcendendo fronteiras e atraindo mais de um milhão de líderes empresariais, inovadores e influenciadores de todo o mundo. Seu evento principal, realizado anualmente em Lisboa todo mês de novembro, tornou-se sinônimo de ideias inovadoras, tecnologia disruptiva e oportunidades de networking.
Ao longo dos anos, ele expandiu seu alcance, sediando encontros em múltiplos países: Canadá, Brasil, Portugal, Irlanda, Qatar e China. Os números falam por si só: quase 1 milhão de participantes, 32.000 startups e 25.000 representantes da mídia convergiram em seus eventos até agora, impulsionando a inovação e a colaboração.
Além disso, o ecossistema se associa a iniciativas locais, promovendo a inclusão e a diversidade dentro da tecnologia. Abraçando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lidera iniciativas de sustentabilidade que ecoam sua dedicação em criar um mundo melhor.
Imagens: Reprodução/ Web Summit Rio