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Cinco principais desafios para varejistas de alimentos

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Os últimos anos trouxeram altos incríveis e os mais profundos baixos para os varejistas de alimentos, desde encontrar trabalhadores durante a pandemia até enfrentar interrupções generalizadas na cadeia de suprimentos e aumento de custos. As organizações foram forçadas a navegar por uma concorrência crescente, acelerar iniciativas de transformação digital e se adaptar às mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores.

O que vem pela frente? Recentemente, a Accruent encomendou um estudo sobre o setor de varejo de alimentos para entender quais desafios aguardam, desde contínuas pressões de margem e custo até ser prejudicado por tecnologia legada e o aumento do risco de ameaças cibernéticas.

Pressão contínua de margem e custo

Embora as receitas estejam aumentando, os varejistas de alimentos ainda estão enfrentando pressão inflacionária, atribuída à forte demanda, crescimento salarial acima da média na indústria e escassez contínua de mão de obra. Os desafios decorrentes da escassez de mão de obra provavelmente terão o impacto mais prolongado.

De acordo com um relatório da McKinsey, mais de um milhão de vagas permanecem abertas na indústria de varejo dos EUA. A competição por trabalhadores é feroz, o que significa que eles podem exigir salários mais altos. Além disso, cada vez mais varejistas estão oferecendo incentivos e benefícios atualizados, como bônus e assistência educacional, para tornar as posições atraentes. Esses benefícios acrescentam custos além do já significativo crescimento salarial.

A tecnologia desempenhará um papel integral para ajudar os varejistas a superar os desafios de mão de obra. Automatizar processos manuais pode aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a experiência do cliente.

Transformação digital traz riscos de cibersegurança

O setor de varejo há muito é um alvo atraente para ciberataques, já que os operadores possuem uma quantidade significativa de dados sensíveis dos clientes. A frequência e a sofisticação dos ciberataques continuam a aumentar.

Isso se deve em parte à aceleração da transformação digital e das compras online, que levaram a mais vulnerabilidades e entradas para os cibercriminosos. Os varejistas não precisam ser diretamente visados para que os dados sensíveis estejam em risco. Como dependem de soluções de software de vários fornecedores, contam com a capacidade desses fornecedores de mitigar ameaças em evolução. Cadeias de suprimentos complexas, com várias partes móveis, podem levar a vulnerabilidades adicionais de segurança.

Os varejistas devem enfrentar essas ameaças, assim como potenciais interrupções nas operações, penalidades regulatórias, perda de receita e danos à reputação.

Tecnologia prejudica a experiência do cliente

Os varejistas que investiram pesadamente em novas tecnologias precisam de ajuda para integrar suas novas soluções com as plataformas existentes. Embora entendam a importância de fornecer experiências superiores de ponta a ponta para os clientes, o desafio é chegar lá, com sistemas mais antigos impactando sua capacidade de entregar. Poucos varejistas construíram ofertas verdadeiramente omnichannel, aproveitaram dados em grande escala e implementaram formas ágeis de trabalho em toda a organização.

Varejistas de alimentos que não avançarem nas iniciativas de transformação digital correm o risco de perder participação de mercado, especialmente para e-commerces tecnicamente avançados e marketplaces online convenientes e amigáveis. Tecnologias como a IA generativa ajudarão a moldar o futuro da indústria, e grandes varejistas já estão experimentando soluções de IA. No entanto, é importante avaliar cuidadosamente como cada solução se encaixa nos processos da organização e no conjunto geral de tecnologias.

A Inflação está criando novos comportamentos de compra

O aumento dos preços dos alimentos causou uma mudança nos hábitos de gasto e compra. Os consumidores estão recorrendo a clubes de armazéns e supercenters para comprar em grande quantidade e economizar dinheiro, além de gastar mais em serviços de entrega de alimentos.

Isso pode ter um efeito prolongado nas margens, à medida que varejistas premium e de mercado médio veem os clientes fugirem para rivais mais baratos e convenientes. Para se manterem competitivos, os varejistas precisam oferecer opções acessíveis e convenientes, enquanto entregam uma experiência exemplar para o cliente.

Furto em lojas e roubo são um problema

Aumento nos preços dos alimentos e o impacto da inflação nos orçamentos coincidiram com novos padrões de furto em lojas e roubo. De acordo com o Conselho de Justiça Criminal, houve um aumento de 16% no furto em lojas durante a primeira metade de 2023, com os ladrões mirando itens de maior valor.

A Safeway mencionou o furto como razão para reduzir o horário de funcionamento de uma loja em São Francisco, enquanto o Walmart afirmou que um aumento no furto pode resultar no fechamento de lojas.

Os varejistas estão recorrendo à tecnologia para reduzir os furtos, como carrinhos de compras inteligentes e armários de autoatendimento com travas. Embora essas medidas possam ser caras inicialmente, espera-se que cubram os custos reduzindo a frequência e o valor dos furtos. No entanto, o impacto potencial na experiência do cliente não é fácil de superar.

Qual é a solução?

Desafios como a inflação estão ligados a fatores fora do controle de qualquer organização individual, portanto, não há uma solução milagrosa para resolvê-los. Os varejistas devem olhar para suas operações para otimizar os recursos existentes e minimizar a exposição ao risco.

Por exemplo, monitorar o consumo de energia pode ajudar a mitigar o impacto do aumento dos preços da energia, com uma estimativa sugerindo que reduzir os custos de energia em 10% poderia aumentar a margem de lucro do supermercado médio em 16%.

Outra área é gerenciar de forma eficaz os complexos contratos de locação de imóveis, frotas e equipamentos. Soluções de fluxo de trabalho podem aumentar a transparência dos acordos, destacando oportunidades de economia ao longo do ciclo de vida dos ativos e garantindo que um centro de custo significativo seja controlado.

Por fim, dispositivos inteligentes de IoT podem ajudar os varejistas a mitigar vários desafios, desde a prevenção de furtos até a melhoria das experiências em loja e o aumento da visibilidade da cadeia de suprimentos. Essas soluções podem ajudar as empresas a otimizar suas operações, reduzir custos e melhorar a lucratividade geral – além de ajudá-las a se alinhar melhor com as preferências dos consumidores em evolução.

Imagem: Envato
Informações: Richard Leurig para Retail Touch Points
Tradução: Central do Varejo

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