Connect with us

Economia

Mês dos namorados tem bom desempenho no varejo segundo IPV

Lojas de shopping apresentam alta de 10% no fluxo de visitas e lojas de rua de 6%; segmento farmacêutico foi o que mais cresceu

Published

on

Os Índices de Performance do Varejo (IPV) de junho revelam que o fluxo de visitação nas lojas de shopping aumentou 10%, enquanto as lojas de rua registraram um crescimento de 6% em relação ao mês anterior – período que já havia sido impactado devido ao efeito sazonal do Dia das Mães. Para os organizadores da pesquisa, a venture capital HiPartners Capital & Work e a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o Dia dos Namorados foi o principal fator impactante para as altas.

Já na comparação com junho de 2023, a única exceção aconteceu nas lojas físicas de rua, que apresentaram queda de -2% no período, enquanto aquelas situadas dentro dos Shopping Centers, cresceram 3% em fluxo. O faturamento geral subiu 9%, com destaque para a região Sul, que liderou o crescimento tanto em visitas quanto em vendas. 

Dia dos namorados

O Dia dos Namorados de 2024 fez aumentar em 12% o fluxo de consumidores em lojas físicas e 8% em shopping centers em comparação a 2023. A vendas e o faturamento também tiveram performance melhor do que no ano anterior, ambos com crescimento de 4% e 16%, respectivamente.

E na comparação do evento dentro do próprio mês de junho deste ano, o resultado não foi diferente: lojas de shopping tiveram crescimento de 6%, enquanto as situadas na rua registraram alta de 10,5% em relação à semana anterior ao evento. Houve ainda uma correlação positiva entre fluxo de visitas, vendas e faturamento: as lojas de rua, por exemplo, tiveram alta de 56% no faturamento no mesmo período comparativo.

“Esse movimento pode indicar que os varejistas estão se preparando mais para aproveitar as datas comemorativas. Apesar da concorrência do varejo online, o fluxo de visitantes nas lojas físicas aumentou 2% no mês. A disponibilidade imediata dos produtos pode ter estimulado esse crescimento, especialmente para as compras de última hora. O cenário segue positivo, com boas expectativas para o Dia dos Pais”, afirma Henrique Carbonell, CEO da F360, plataforma de gestão financeira responsável por originar os dados de vendas e faturamento do IPV.

Em relação ao faturamento, o Brasil registrou um aumento de 9% em relação a junho de 2023. Regionalmente, o Sul se destacou tanto em fluxo quanto em volume financeiro.

Apesar do faturamento ter sido 10% maior nas lojas de rua no período, o fluxo nestes estabelecimentos caiu 2%. Porém, o crescimento de 7%, no ticket médio, exclusivamente neste tipo de loja, pode explicar esse fenômeno.

Desempenho regional e setorial

O fluxo de visitação em lojas físicas mostrou-se positivo em todas as regiões do Brasil, com exceção do Nordeste (-3%), deacordo com IPV. Destaca-se, a região Sul, com um aumento de 13% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Para o faturamento (18%) e vendas (14%) não foi diferente.

Quanto aos segmentos, todos tiveram alta em ambos os indicadores na comparação com 2023. Com destaque para “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”, cujo fluxo cresceu significativamente, sendo 51% maior do que no ano passado, com performance altamente destacada, muito atrelada à categoria ser diretamente relacionada na escolha de presenteáveis no Dia dos Namorados.

“O varejo restrito manteve seu crescimento pelo quinto mês consecutivo, alcançando um desempenho além das expectativas do mercado. Esse avanço reflete o fortalecimento do consumo das famílias, sustentado por um mercado de trabalho aquecido e aumento da renda. No varejo ampliado, embora tenha havido crescimento, alguns setores foram prejudicados por condições climáticas adversas e um ambiente econômico que ainda não favorece grandes investimentos, demonstrando a complexidade do cenário atual”, comenta Eduardo Terra, Presidente da SBVC e Sócio da HiPartners.

Imagem: Freepik

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *