Connect with us

Economia

Shopping Centers apostam em novos usos dos espaços

Pesquisa da JLL revela que IA, desenvolvimento de espaços multiuso e investimento na experiência do consumidor são tendências

Published

on

experiência de compras na loja física

O estudo “Panorama dos Shopping Centers no Brasil 2024”, realizado pela JLL, aponta que os shopping centers do Brasil têm atraído novos investidores, e que há uma tendência de novos usos dos espaços. Os shopping centers são bons espaços para investimento, uma vez que, em meio a crises, podem apresentar mais resistência, uma vez que há diversidade de locatários das lojas. Entre as tendências apontadas pelo estudo, o maior uso da Inteligência Artificial (IA), investimento na experiência do cliente (CX) e espaços multiuso se destacam.

De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o Brasil tem, atualmente, 639 shoppings, com mais de 120 mil lojas, que movimentam quase R$ 125 bilhões em vendas. A previsão é de que, ainda neste ano, sejam abertos mais 18 unidades. Desde 2016, a Área Bruta Locável (ABL) tem crescido a um ritmo médio de 2,5% ao ano.

O contexto de redução da taxa de juros, ainda de acordo com o estudo da JLL, tem proporcionado maior investimento em expansão dos shoppings centers brasileiros. “Isso cria oportunidades de ampliação para as redes varejistas e novos formatos de negócios dentro de um ecossistema que está constantemente inovando para criar novas experiências para o mercado consumidor brasileiro”, explica Simone Shoji, gerente de Consultoria da JLL.

Entre as regiões do País, São Paulo lidera em vendas, sendo responsável por 40% das vendas em shopping centers, seguindo o mesmo ritmo de participação na economia brasileira. Entre os shoppings analisados, verificou-se um faturamento de  R$ 99,3 bilhões. O estudo revela que o Sudeste corresponde a 67,2% das vendas, seguido por Sul (10,3%), Nordeste (10,2%), Centro-Oeste (6,2%) e Norte (6,1%).

Mapa do Brasil com vendas nos shopping centers por região

Tendências para os shopping centers

O estudo da JLL levantou algumas das principais tendências observadas nas reestruturações de shoppings ao longo do País. Veja algumas delas:

Relacionamento com o cliente: conhecer o cliente tem se tornado cada vez mais importante na tomada de decisões no varejo, e nos shoppings não podia ser diferente. Todos os shopping centers analisados pela pesquisa investiram em programas de relacionamento recentemente.

Inteligência Artificial: A utilização da IA na otimização dos processos já existentes atendem tanto consumidores quanto empresas, e é uma tendência em ascensão nos shopping centers.

Espaços multiusos: 9% dos Shopping Centers, segundo a Abrasce, está em processo de expansão da sua área. Nesse movimento, está a verticalização, utilização do espaço dos shoppings para criação de centros comerciais, hoteis e espaços para a vida em geral. Além disso, é comum criar ambientes culturais dentro dos shoppings.

Sustentabilidade: na tentativa de atender cada vez mais às demandas e expectativas da geração Z, os shoppings estão se alinhando cada vez mais à agenda ESG.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *