Inovação

84% dos profissionais veem a automação como aliada

Publicado

on

investimentos em IA; Zendesk

De acordo com a 31ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH), 84% dos profissionais empregados acreditam que a automação pode melhorar a qualidade do trabalho, enquanto 59% demonstram interesse em adquirir novas habilidades. Por outro lado, 12% dos entrevistados não percebem a robotização como um fator que impactará diretamente sua rotina profissional.

De acordo com Lucas Nogueira, diretor regional da Robert Half, o avanço da automação redefine o mercado de trabalho, e a adaptação requer uma postura proativa dos profissionais.

“Como empresa, acreditamos que o futuro do trabalho será marcado pela colaboração entre pessoas e máquinas, e a chave para o sucesso reside em preparar ambos para essa nova realidade. A capacidade analítica humana continuará sendo inestimável, agora e no futuro”, orienta Nogueira.

De acordo com os recrutadores entrevistados, 56% enxergam a tecnificação como um fator gerador de novas funções, com impacto direto na produtividade e na redução de funções operacionais. Áreas como TI e segurança da informação, manufatura e produção industrial, atendimento ao cliente, finanças e logística estão entre as mais suscetíveis à automação nos próximos anos.

“Para os próximos anos, a automação não significará apenas a substituição de tarefas, mas a criação de uma nova dinâmica no ambiente de trabalho. Profissionais que desenvolverem habilidades complementares, como criatividade, pensamento estratégico e inteligência emocional, estarão na vanguarda desse cenário. Para as empresas, o desafio será redesenhar processos e investir em treinamento para que suas equipes possam aproveitar ao máximo o potencial da automação, focando em atividades de maior valor agregado e impulsionando a inovação”, diz Lucas Nogueira.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *