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As cinco principais tendências digitais de consumo em 2024
Descubra as principais tendências digitais de consumo apresentadas na NRF 2024 e prepare-se para o futuro do varejo online.
Michelle Evans, líder global de varejo e digital consumer insights da Euromonitor International, contou em uma das palestras mais disputadas durante a NRF 2024, quais as cinco principais tendências digitais de consumo que estão moldando o cenário do e-commerce.
Veja a seguir cada uma delas e como as empresas podem se preparar para enfrentar os desafios e capitalizar as oportunidades.
1 – E-commerce intuitivo
A experiência intuitiva no comércio eletrônico está se tornando cada vez mais importante, à medida que os consumidores buscam uma experiência de compra personalizada e sem falhas. A demanda por produtos únicos e experiências exclusivas está impulsionando o uso de Inteligência Artificial Generativa (IA) para aprimorar a personalização. Estratégias de coleta de dados e tecnologias emergentes, como a própria IA, estão tornando a experiência de compra mais rica.
2 – Economia do Tiktok
Empresas como a Wayfair estão utilizando a IA generativa para criar experiências de compra mais personalizadas, permitindo aos clientes fazer upload de fotos de ambientes para receber sugestões de design exclusivas, por exemplo. A popularidade do TikTok, especialmente entre a Geração Z, está transformando o marketing, com campanhas virais e vídeos autênticos.
3 – Outsmart Online
Plataformas como TikTok e Douyin estão impulsionando o crescimento do streaming ao vivo e do live commerce na China. À medida que os consumidores utilizam cada vez mais plataformas online para economizar dinheiro, as marcas enfrentam desafios e oportunidades. A adaptação global a essas tendências digitais de consumo é essencial para empresas que desejam permanecer relevantes e competitivas.
4 – Recommerece 2.0
A cultura do “dupe” (espécie de imitação) impulsiona a busca por ofertas via dispositivos móveis, enquanto as gerações Z e millennials, conscientes dos custos, oferecem oportunidades para parcerias com aplicativos e sites de relacionamento. O recommerce está evoluindo com novas tecnologias e plataformas, lideradas pelas novas gerações. Empresas precisam estar atentas a essas tendências para se alinhar às expectativas dos consumidores.
5 – Sustentabilidade
Empresas como a LVMH estão focadas na revenda de materiais de alta qualidade para atender à demanda de sustentabilidade de Gen Z e millennials. O gerenciamento eficaz de devoluções tornou-se inegociável, com a ênfase na transformação das devoluções de um fardo para um construtor de lealdade. As estratégias incluem redução de taxas de devolução, venda de produtos usados e parcerias com prestadores de serviços terceirizados.
Essas tendências digitais de consumo refletem uma mudança significativa na forma como os consumidores interagem com o e-commerce e as marcas.
Muito se falou da geração Z e isso acontece porque ela está liderando a era impulsionada por IA, e compreender como e quando empregar essa tecnologia é vital. Até 2025, 27% da força de trabalho será composta por eles, e o momento de agir é agora.
*José Fugice – Delegação Goakira Omnibiz para Central do Varejo
A missão NRF 2024 é uma realização da Goakira Omnibiz, com co-realização da Wake e apoio estratégico da TOTVS e TecBan.
Imagem: José Fugice