Comportamento
Tendências do varejo para loja em 2024
As lojas físicas hoje precisam oferecer uma experiência completa e rápida, mais interessante que o e-commerce, e tão eficiente quanto ele
Tanto varejistas estabelecidos quanto emergentes estão lançando novos e entusiasmantes conceitos de loja nos últimos anos.
Destacamos a importância dos conceitos de lojas especializadas na feira internacionalmente reconhecida MICAM Milano. Reunimos, neste artigo, 4 tendências do varejo para lojas em 2024.
Os varejistas inovadores estão lançando lojas especializadas que se concentram numa determinada categoria ou grupo demográfico; isso os ajuda a expandir sua base de clientes e atender às demandas de nichos. Destacamos algumas das principais oportunidades para marcas e varejistas interessados em explorar novos formatos de loja.
Lojas como centros de inovação
As lojas estão estabelecendo uma relação mais recíproca com os consumidores e moldando uma nova era de varejo baseado em serviços, satisfazendo esta procura com eventos comunitários e iniciativas de co-criação.
Os consumidores também querem transparência da marca, obrigando as empresas a rever os seus métodos de produção e estratégias internas. Os varejistas devem transformar as lojas em centros de inovação para envolver esse consumidor exigente, incluindo-o na narrativa da sua marca e apresentando atividades nos bastidores.
Ao planejar sua loja, crie um espaço que incentive a colaboração e a inovação para fidelizar o consumidor em 2024.
Facilite as compras
Com os novos hábitos de compra digital, os consumidores querem rapidez e conveniência, mas também querem experiências de varejo in loco. Em 2022, as lojas físicas geraram uma receita de mais de 702 mil milhões de dólares em todo o mundo, em comparação com os 603 mil milhões de dólares gerados pelo comércio eletrônico.
É essencial integrar a tecnologia para criar uma experiência de varejo perfeita. Invista em automação de compras sem atrito para obter velocidade, recursos de realidade aumentada (AR) para experimentação virtual de produtos, displays interativos para criar instalações imersivas e espelhos inteligentes para recomendações personalizadas. A tecnologia não é mais um complemento, mas uma parte intrínseca da experiência de compra.
O retorno da loja principal
As lojas emblemáticas oferecem um ambiente confortável e estimulante sensorialmente que os consumidores modernos desejam. Os alugueis comerciais dos hotspots caíram devido à pandemia, levando a um aumento nas mega lojas emblemáticas de nomes como Alexander McQueen e Celine; estas são a nova tendência de investimento do setor de luxo.
As lojas conceito têm como objetivo proporcionar a melhor experiência de compra ao cliente, o que atualmente significa um espaço multissensorial e estimulante que oferece cultura, conforto e tranquilidade em meio à incerteza. A nova mega loja principal da Dior em Xangai faz isso bem, incorporando galeria, restaurante, spa, jardins, ateliês, museu e espaço para eventos.
O potencial da loja especializada
Com o nicho como nova norma, as marcas tradicionais e estabelecidas estão investindo em novos segmentos para alargar o seu público, entrar em novos mercados ou revitalizar a sua imagem. A ‘loja especializada’ centra-se em determinadas categorias de produtos clássicos ou direcionadas a um público específico.
Este modelo de loja é orientado pelos gostos e interesses dos clientes, fortalecendo a ligação entre os clientes e a marca. Também pode ser uma estratégia inteligente para eliminar o excesso de estoque. Embora grandes promoções e descontos possam prejudicar a imagem de uma marca, essas lojas especializadas premium podem esvaziar o estoque sem causar prejuízos.
Por: WGSN