Comportamento

1 em cada 4 consumidores globais agora compram produtos de segunda mão

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Numa tentativa de combater o aumento do custo de vida e abraçar a sustentabilidade, os consumidores na região da Ásia-Pacífico estão cada vez mais recorrendo à reparação e reciclagem de produtos, de acordo com uma pesquisa recente da Euromonitor International. A pesquisa, intitulada “Voz do Consumidor: Pesquisa de Sustentabilidade 2023”, revelou que 24% dos consumidores globais escolhem ativamente comprar produtos de segunda mão, visando levar um estilo de vida mais consciente em termos ambientais.

Além disso, 41% dos entrevistados afirmaram que agora optam por reparar itens quebrados em vez de comprar novos, sugerindo uma mudança na cultura do descartável.

Jorge Zuniga, consultor sênior de insights de sustentabilidade na Euromonitor, enfatiza que as pressões econômicas estão impulsionando esses comportamentos.

Com o aumento do custo de vida, as pessoas estão buscando soluções práticas. Ações como reduzir o desperdício de alimentos, utilizar opções de transporte mais eficientes em termos de combustível e abraçar o consumo de segunda mão estão ajudando os consumidores a economizar dinheiro enquanto adotam práticas mais sustentáveis.

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A tendência das compras de segunda mão é particularmente proeminente entre as gerações mais jovens. Mais de 40% dos consumidores da Geração Z e Millennials se envolvem em compras de segunda mão a cada poucos meses, de acordo com a pesquisa.

“As gerações mais jovens optam por reparar itens e comprar produtos de segunda mão principalmente por causa dos custos. Como a Geração Z agora enfrenta mais pressões financeiras, a compra de segunda mão é uma ótima maneira de obter roupas estilosas e até mesmo premium a preços razoáveis”, observa Zuniga.

Mais da metade dos consumidores com idades entre 15 e 44 anos afirmaram que planejam comprar um item de segunda mão num futuro próximo, indicando uma preferência crescente por alternativas sustentáveis.

Em particular, a Ásia tem visto um número crescente de participantes entrando no mercado de revenda na última década, como a plataforma de roupas infantis Retykle, fundada em Hong Kong em 2016, e o site de moda de luxo Vestiaire Collective, que tem escritórios em Hong Kong, Singapura e Seul.

A Carousell, fundada em Singapura, uma plataforma multi-categoria para itens de segunda mão no Sudeste Asiático, anunciou em seu relatório de impacto de 2023 que sua comunidade de usuários evitou 116.577 toneladas de emissões de carbono em quatro categorias de bens (Moda & Luxo, Eletrônicos, Móveis & Decoração e Hobbies & Brinquedos) em 2022.

À medida que a região da Ásia-Pacífico continua a dominar o mercado de reparação e reciclagem, os consumidores estão deixando de lado qualquer estigma associado à compra de produtos de segunda mão.

Em vez disso, eles veem isso como uma abordagem prática e ecologicamente correta para estender a vida útil dos produtos e contribuir para um mundo mais sustentável.

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Cerca de 31% dos consumidores na América do Norte, 36% na Europa e Ásia-Pacífico e 40% na América Latina escolhem um estilo de vida sem desperdício. As Filipinas são o país com o maior percentual (56%) de ‘zero wasters’ em 2023, já que 76% dos entrevistados indicaram preocupação com as mudanças climáticas.

 

Imagem: Envato
Manica Tiglao para Retail in Asia
Tradução por Central do Varejo

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