Economia

Varejo alimentar tem aumento de 14,4% na receita com dia das mães

Levantamento da IZIO&Co revela um crescimento de 14,5% no ticket médio e 14,1% na quantidade de itens por compra no dia das mães

Published

on

Menina presenteando mãe com flores no dia das mães. As duas usam camisas xadrez vermelhas iguais

De acordo com um levantamento feito pela IZIO&Co, a mais completa solução de comunicação e eficiência promocional, o varejo registrou um aumento de receita de 14,4% no dia das mães de 2024, em comparação com o mesmo período em 2023.

Do total de unidades avaliadas, quase 80% tiveram crescimento acima da inflação dos últimos 12 meses. Essa disparada foi impulsionada, principalmente, por uma elevação de 14,5% no ticket médio e 14,1% na quantidade de itens por compra, o que demonstra um consumo maior por parte dos clientes.

Por outro lado, a pesquisa revela que houve uma queda de – 0,1% no número de vezes que o consumidor efetuou uma transação. Ou seja, o dado indica que, ainda que os shoppers tenham gastado mais e comprado mais produtos na ocasião, o total de vendas foi ligeiramente menor do que o registrado na data comemorativa em 2023.

Para Rodrigo Matheus, CMO & CPO da IZIO&Co, essa pequena redução pode estar atrelada a uma dificuldade dos varejistas em adquirir novos clientes no Dia das Mães, desafio que pede por soluções como o cashback. “Os programas de fidelidade incentivam o shopper a retornar à loja mais vezes em um espaço curto de tempo, para realizar novas compras com desconto. Com isso, o estabelecimento também consegue vender mais e elevar as suas margens de lucro”, explica.

A fala do executivo é corroborada por diversas pesquisas que destacam como a categoria vem crescendo constantemente no país pela sua capacidade de atrair e reter clientes. De acordo com outro levantamento da IZIO&Co, o cashback promove um aumento de 83,5% dos gastos nas compras, 57,5% na frequência de ida às lojas e 17,6% no ticket médio, resultado obtido após analisar 1,4 milhão de consumidores e 20 varejos.

Imagem: Freepik

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *