• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • NRF Paris 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

E-commerce

Febraban alerta sobre uso de IA em golpes no Dia das Mães
Advertisement

E-commerce

Wake aposta em unified commerce e prepara terreno para Wake Summit 2025

E-commerce

T-commerce: entenda nova tendência que une TV e e-commerce

E-commerce

Live commerce: 5 dicas para vender ao vivo

E-commerce Inovação

Como evitar fraudes no e-commerce com IA

E-commerce

Video commerce: o futuro das vendas no varejo

E-commerce

Beleza na Web: história e expansão no e-commerce de beleza

E-commerce Inovação

eBay amplia conjunto de ferramentas de IA para vendedores

E-commerce

Como vender pela internet: guia completo

E-commerce

Mercado Livre sortation: como funciona?

E-commerce

Febraban alerta sobre uso de IA em golpes no Dia das Mães

Entidade aponta os riscos de golpes disfarçados de promoções e indica compras em sites conhecidos

Publicado

2 anos atrás

on

9 de maio, 2023

Por

Redação
crimes cibernéticos

O Dia das Mães é uma data importante para o varejo e o e-commerce, mas também é um momento em que criminosos aproveitam para aplicar golpes na internet. A Febraban alerta para que os consumidores tenham cuidado ao fornecer dados pessoais e ao clicar em links de promoções mirabolantes de produtos que chegam por e-mail, SMS e mensagens de WhatsApp. A criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas de buscas e stories de redes sociais também é comum.

Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, aconselha os consumidores a sempre desconfiarem de abordagens suspeitas e a fazerem compras em sites conhecidos e pesquisarem comentários de outros consumidores em sites de reclamações. A fundação também recomenda que os clientes digitem o endereço da loja no navegador e verifiquem a média de preços dos produtos em vários sites conhecidos.

Os golpes também têm se tornado cada vez mais tecnológicos. O “golpe do pix”, por exemplo, tem circulado nas redes sociais com uma falsa promoção do Nubank para o Dia das Mães prometendo até R$100 via Pix para presentear a mãe. No entanto, essa promoção é falsa e os consumidores que colocam os dados em um cadastro acabam caindo no golpe. Steve Wozniak, cofundador da Apple, alerta para o risco de a inteligência artificial ser explorada por pessoas mal intencionadas e defende a necessidade de regulamentação no setor.

É importante ressaltar que já foram identificados casos de golpes de sequestro falso que usam a inteligência artificial para simular a voz das vítimas e enganar os familiares. É fundamental que os consumidores fiquem atentos e tomem precauções para evitar esses tipos de golpes, principalmente em datas comemorativas em que a movimentação no e-commerce é maior.

Imagem: Freepik

 

 

Relacionados:Últimas Notícias
Próximo

Enjoei surpreende e reduz prejuízo em 71% após disciplinar despesas

Não perca

eBay ganha espaço com economia circular e ‘roupas imperfeitas’

Continue Reading

Você pode gostar

  • advertising; mídia advertising; mídia

    Consumo de mídia no Brasil: mercado precisa se adaptar

  • Wake Wake

    Wake aposta em unified commerce e prepara terreno para Wake Summit 2025

  • Franchising Sem Filtro Franchising Sem Filtro

    Franchising Sem Filtro #2: Fernando Canizares

  • Americanas CEO Americanas CEO

    Americanas anuncia novo CEO

  • soft skills soft skills

    Soft skills que fazem a diferença na liderança das franquias

  • Pessoas de negócios andando pelo corredor do escritório e se comunicando Pessoas de negócios andando pelo corredor do escritório e se comunicando

    76% dos funcionários gostariam de mudanças em benefícios

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
advertising; mídia
Comportamento6 minutos atrás

Consumo de mídia no Brasil: mercado precisa se adaptar

Wake
E-commerce1 hora atrás

Wake aposta em unified commerce e prepara terreno para Wake Summit 2025

Franchising Sem Filtro
Franchising2 horas atrás

Franchising Sem Filtro #2: Fernando Canizares

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising2 anos atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising6 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

Ricardo Almeida
Vídeos4 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #46: Ricardo Almeida

Mar na Mão
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #45: Mar na Mão

supera
Franchising1 mês atrás

Podcast Central do Varejo #44: Supera

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação