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Impacto ambiental e social dos produtos está moldando a escolha dos consumidores
De acordo com um estudo recente encomendado pela Amazon com 2.000 consumidores britânicos, dois em cada três pessoas preferem comprar produtos que tenham um impacto ambiental e social mais positivo, embora o mesmo número de pessoas tenha dificuldade em identificá-los, devido à rotulagem confusa dos produtos.
Na verdade, os consumidores do Reino Unido acham mais fácil montar móveis pré-fabricados (44%), completar um grande quebra-cabeça de palavras cruzadas (35%) e preparar um jantar elaborado do zero (31%) do que entender os impactos ambientais dos produtos ao fazer compras.
Como resultado, apenas 7% dos britânicos dizem que sempre entendem o impacto ambiental de um produto quando fazem compras.
63% dos entrevistados querem que os varejistas os ajudem a identificar facilmente produtos que tenham um impacto ambiental e social mais positivo. Isso abrange desde itens do dia a dia, como meias e açúcar, até produtos de cuidados pessoais, como sabonetes e protetor solar.
A Amazon afirma que facilita a descoberta e a compra de produtos com melhorias em pelo menos um aspecto da sustentabilidade.
Seu selo “Climate Pledge Friendly” ajuda os compradores a descobrir e filtrar produtos com base em características claras de sustentabilidade – desde produtos que contêm materiais reciclados e são projetados com menos embalagem, até itens feitos com conteúdo orgânico e químicos mais seguros.
Essas características são baseadas em certificações de terceiros, reconhecidas e respeitáveis, como Rainforest Alliance, Fairtrade International e Forest Stewardship Council.
As certificações são importantes para os consumidores do Reino Unido, com 77% das pessoas pesquisadas dizendo que é mais provável que confiem nas alegações de sustentabilidade de um produto se ele for apoiado por uma certificação oficial de uma organização respeitável. Além disso, 41% dos consumidores britânicos afirmam ter abandonado uma compra quando não confiaram ou não entenderam as alegações de sustentabilidade do produto.
Um em cada três entrevistados afirma que é mais provável que experimente uma nova marca ou produto se as credenciais sociais, éticas e ambientais forem claras no próprio produto ou no ponto de venda online, dando-lhes a segurança de que essas marcas estão alinhadas com seus princípios.
“Produtos com características de sustentabilidade certificadas são uma escolha principal para os consumidores do Reino Unido, e é importante que os clientes possam entender facilmente exatamente quais são essas características. Na Amazon, estamos eliminando as suposições da experiência de compra, ajudando os clientes a comprar itens que correspondam aos seus valores”, diz John Boumphrey, Country Manager da Amazon no Reino Unido.
Entre as características de sustentabilidade mais procuradas pelos consumidores do Reino Unido estão o bem-estar dos animais (44%), a redução da embalagem (36%), o uso de produtos químicos seguros para a saúde humana e o meio ambiente (33%) e itens feitos com materiais reciclados (31%), enquanto 28% buscam produtos feitos com métodos de agricultura e silvicultura responsáveis, de acordo com a pesquisa.
As cinco principais categorias de produtos para as quais os consumidores do Reino Unido esperam encontrar mais opções sustentáveis incluem alimentos e bebidas (49%), produtos de limpeza (49%), cosméticos e beleza (41%), vestuário (33%) e eletrônicos/eletrodomésticos (23%).
Quase 37,6 milhões de clientes da Amazon mudaram para produtos com o selo “Climate Pledge Friendly” em 2023, levando à venda de mais de 1,16 bilhão de itens, um aumento de 42% em relação a 2022. Até hoje, a seleção de produtos “Climate Pledge Friendly” da Amazon cresceu para mais de 1,4 milhão de itens globalmente – um aumento de 157% em relação a 2022.
“As certificações ‘Climate Pledge Friendly’ da Amazon nos ajudam a comunicar o compromisso da nossa marca com processos e produtos mais sustentáveis”, diz Tom Lloyd, cofundador e diretor comercial da Bloomsbury Mill, uma marca infantil no Reino Unido, com vários produtos populares com o selo “Climate Pledge Friendly” na loja da Amazon no Reino Unido.
“O processo de qualificação é tranquilizadoramente rigoroso, o que significa que, quando os clientes veem o selo ‘Climate Pledge Friendly’, eles podem ter confiança de que estão comprando um produto que contribui de alguma forma para a preservação do mundo natural em que vivemos.”
Imagem: Envato
Informações: Retail Technology Innovation Hub
Tradução livre: Central do Varejo