Operação

Impacto ambiental e social dos produtos está moldando a escolha dos consumidores

Published

on

impacto ambiental

De acordo com um estudo recente encomendado pela Amazon com 2.000 consumidores britânicos, dois em cada três pessoas preferem comprar produtos que tenham um impacto ambiental e social mais positivo, embora o mesmo número de pessoas tenha dificuldade em identificá-los, devido à rotulagem confusa dos produtos.

Na verdade, os consumidores do Reino Unido acham mais fácil montar móveis pré-fabricados (44%), completar um grande quebra-cabeça de palavras cruzadas (35%) e preparar um jantar elaborado do zero (31%) do que entender os impactos ambientais dos produtos ao fazer compras.

Como resultado, apenas 7% dos britânicos dizem que sempre entendem o impacto ambiental de um produto quando fazem compras.

63% dos entrevistados querem que os varejistas os ajudem a identificar facilmente produtos que tenham um impacto ambiental e social mais positivo. Isso abrange desde itens do dia a dia, como meias e açúcar, até produtos de cuidados pessoais, como sabonetes e protetor solar.

A Amazon afirma que facilita a descoberta e a compra de produtos com melhorias em pelo menos um aspecto da sustentabilidade.

Seu selo “Climate Pledge Friendly” ajuda os compradores a descobrir e filtrar produtos com base em características claras de sustentabilidade – desde produtos que contêm materiais reciclados e são projetados com menos embalagem, até itens feitos com conteúdo orgânico e químicos mais seguros.

Essas características são baseadas em certificações de terceiros, reconhecidas e respeitáveis, como Rainforest Alliance, Fairtrade International e Forest Stewardship Council.

As certificações são importantes para os consumidores do Reino Unido, com 77% das pessoas pesquisadas dizendo que é mais provável que confiem nas alegações de sustentabilidade de um produto se ele for apoiado por uma certificação oficial de uma organização respeitável. Além disso, 41% dos consumidores britânicos afirmam ter abandonado uma compra quando não confiaram ou não entenderam as alegações de sustentabilidade do produto.

Um em cada três entrevistados afirma que é mais provável que experimente uma nova marca ou produto se as credenciais sociais, éticas e ambientais forem claras no próprio produto ou no ponto de venda online, dando-lhes a segurança de que essas marcas estão alinhadas com seus princípios.

“Produtos com características de sustentabilidade certificadas são uma escolha principal para os consumidores do Reino Unido, e é importante que os clientes possam entender facilmente exatamente quais são essas características. Na Amazon, estamos eliminando as suposições da experiência de compra, ajudando os clientes a comprar itens que correspondam aos seus valores”, diz John Boumphrey, Country Manager da Amazon no Reino Unido.

Entre as características de sustentabilidade mais procuradas pelos consumidores do Reino Unido estão o bem-estar dos animais (44%), a redução da embalagem (36%), o uso de produtos químicos seguros para a saúde humana e o meio ambiente (33%) e itens feitos com materiais reciclados (31%), enquanto 28% buscam produtos feitos com métodos de agricultura e silvicultura responsáveis, de acordo com a pesquisa.

As cinco principais categorias de produtos para as quais os consumidores do Reino Unido esperam encontrar mais opções sustentáveis incluem alimentos e bebidas (49%), produtos de limpeza (49%), cosméticos e beleza (41%), vestuário (33%) e eletrônicos/eletrodomésticos (23%).

Quase 37,6 milhões de clientes da Amazon mudaram para produtos com o selo “Climate Pledge Friendly” em 2023, levando à venda de mais de 1,16 bilhão de itens, um aumento de 42% em relação a 2022. Até hoje, a seleção de produtos “Climate Pledge Friendly” da Amazon cresceu para mais de 1,4 milhão de itens globalmente – um aumento de 157% em relação a 2022.

“As certificações ‘Climate Pledge Friendly’ da Amazon nos ajudam a comunicar o compromisso da nossa marca com processos e produtos mais sustentáveis”, diz Tom Lloyd, cofundador e diretor comercial da Bloomsbury Mill, uma marca infantil no Reino Unido, com vários produtos populares com o selo “Climate Pledge Friendly” na loja da Amazon no Reino Unido.

“O processo de qualificação é tranquilizadoramente rigoroso, o que significa que, quando os clientes veem o selo ‘Climate Pledge Friendly’, eles podem ter confiança de que estão comprando um produto que contribui de alguma forma para a preservação do mundo natural em que vivemos.”

Imagem: Envato
Informações: Retail Technology Innovation Hub
Tradução livre: Central do Varejo 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *