Connect with us

Operação

Mais de 92 mil empresas foram abertas em São Paulo em 2024

Published

on

comércio empresas

Entre janeiro e agosto de 2024, o estado de São Paulo registrou a abertura de 92,8 mil novas empresas no setor de comércio, representando um aumento de 14,3% em comparação ao mesmo período de 2023. O crescimento é atribuído às ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), que têm focado no apoio a pequenos e médios empreendedores.

Os dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) revelam que os três principais subsetores do comércio tiveram resultados positivos no período. O segmento de “Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas” contabilizou 10,7 mil novas empresas, um aumento de 67,7%. O setor de “Comércio por Atacado” registrou 15,5 mil novos negócios, com um crescimento de 56,8%. Já o “Comércio Varejista” foi responsável pela abertura de 66,5 mil novas empresas, um aumento de 2,5%.

São Paulo é responsável por 25% dos estabelecimentos comerciais do Brasil, com 403,5 mil negócios, de acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Jorge Lima, esse crescimento na abertura de empresas no setor do comércio é um reflexo na melhoria do ambiente de negócios e da força produtiva de São Paulo. “O comércio impacta diretamente na geração de renda e emprego das pequenas, médias e grandes cidades”, explicou.

Além disso, a SDE registrou um aumento de 54,7% nas vagas de emprego no setor de serviços oferecidas pelos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs). Em 2024, foram disponibilizadas 43,8 mil vagas, em comparação a 28,3 mil no ano anterior.

comércio empresas

Imagem: