A Miu Miu recuperou sua posição como a marca mais desejada do mundo, segundo o Lyst Index do terceiro trimestre de 2024, divulgado na quarta-feira 923. As buscas pela Miu Miu aumentaram 30% em comparação com o trimestre anterior, e a bolsa Arcadie de $3.050 da marca foi o quarto produto mais popular do período, segundo o Lyst.
Loewe, da LVMH, caiu do primeiro lugar do trimestre passado para o segundo lugar no terceiro trimestre, enquanto a marca homônima da Prada permaneceu em terceiro lugar pelo segundo trimestre consecutivo. Saint Laurent manteve-se na quarta posição também pelo segundo trimestre seguido, e Alaïa subiu 12 posições para o quinto lugar. As sapatilhas de rede da Alaïa foram o produto mais quente do trimestre, e a demanda geral pela marca aumentou 51%.
As marcas mais bem classificadas no Lyst Index continuam fortemente no setor de luxo. No entanto, o relatório revelou que marcas premium e contemporâneas estão ganhando terreno, e os autores questionaram se o luxo estaria “perdendo seu domínio ”.
Quatro novas marcas de moda — Ralph Lauren, Toteme, Victoria Beckham e Chloé — entraram no ranking do Lyst no terceiro trimestre, nas 14ª, 16ª, 19ª e 20ª posições, respectivamente. Toteme, em particular, está na categoria contemporânea, e não no luxo, e o relatório apontou que a presença de marcas não luxuosas nas classificações causou “ondas de choque na tabela, à medida que o campo de jogo se abre para marcas premium e contemporâneas.”
A mudança para uma moda mais acessível pode ser um reflexo do mês da moda em setembro, disse o Lyst. Embora normalmente seja um “momento de inspiração máxima para os consumidores de moda de luxo… [ele] não conseguiu galvanizar a demanda dos clientes diante de preços elevados, instabilidade econômica global e um clima geopolítico sombrio.”
O Lyst acrescentou que os dados do terceiro trimestre “sugerem que o fã de moda aspiracional ainda está comprando, mas de forma criteriosa e com mente aberta ao descobrir, ou redescobrir, as marcas que valem a pena investir no momento.”
Esse sentimento foi especialmente perceptível nas classificações das marcas mais importantes do relatório.
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A bolsa Brooklyn de ombro em camurça, de $495, da marca de luxo acessível Coach, foi o segundo produto mais popular do trimestre, seguida pelo tênis Speedcat da Puma, de $100, que ficou em terceiro lugar, com um aumento de 532% na demanda em agosto. Também na lista, em nono lugar, estava o sapato Original Wallabee de $150 da Clarks.
“Olhando para o trimestre de ouro da moda, prevemos mais turbulências no Index, já que as marcas poderosas da moda competem para capturar o gasto de fim de ano,” disse o Lyst.
A plataforma de compras Lyst vem relatando tendências de marcas e produtos de moda desde 2018. Seu Lyst Index trimestral classifica os 20 principais desempenhos do setor ao longo de um período de três meses, com base no comportamento de compras. Fatores que determinam a posição incluem menções nas redes sociais, buscas de consumidores, visualizações de produtos e vendas, além de estatísticas de atividade e engajamento globais.