Comportamento

85,6% dos empreendedores já enfrentaram ansiedade no trabalho

Published

on

emissão de faturasEnquanto boa parte dos trabalhadores enfrentam algum tipo de adoecimento mental, e 86% mudaria de emprego por essas questões, os empreendedores também encontram adversidades. Uma pesquisa inédita do Endeavor Brasil revelou que 94,1% dos empreendedores entrevistados já enfrentaram uma dificuldade mental (considerando ansiedade, burnout, depressão e ataque de pânico). A maioria deles (85,6%) lidou com ansiedade.

Segundo o levantamento, 91% dos empreendedores pesquisados conhecem alguma pessoa empreendedora que enfrentou desafios de saúde mental em sua jornada – além disso, 56% consideram a rotina de trabalho estressante ou muito estressante.

Principalmente com o fim do ano, a pressão aumenta ainda mais. “Empreender já é um desafio e, nessa jornada, caminham juntos o medo e o desejo. Tratando-se da saúde mental de quem vive essa realidade, inicialmente, uma das maiores dificuldades consiste na sustentação dessa escolha que gera instabilidade emocional. São muitas demandas sociais e culturais exigidas de um empreendedor”, avalia Karine Pithon, psicóloga, psicanalista e empreendedora.

“O desejo desenfreado em torno do sucesso e o medo paralisante de fracassar levam a esse lugar competitivo. O excesso de trabalho e a busca pelo poder enfraquecem a mente humana e alimentam o ego. Nesse sentido, também é possível olhar em direção à falta de confiança e segurança em si, o que abre espaço para autossabotagem e procrastinação das responsabilidades”, acrescenta Karine Pithon.

Marlon Freitas, sócio-fundador da Agilize Contabilidade, lembra ainda que uma das formas do empreendedor evitar sobrecarga mental é delegar funções, confiando nas pessoas da própria equipe: “A escolha de parceiros e fornecedores de confiança, como uma boa contabilidade, agência de marketing, etc, também é um ponto crucial para a redução de carga mental do empreendedor. Assim, o estado constante de preocupações e stress tende a ser consideravelmente reduzido”.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *