Marketing

Apple mantém o posto de marca mais valiosa do mundo

Published

on

Apple

A Apple foi novamente considerada a marca mais valiosa do mundo, de acordo com o relatório Global 500: World’s Most Valuable Brands 2025 da Brand Finance. A consultoria de avaliação de marcas estimou o valor da marca Apple em US$ 574,5 bilhões, um aumento de 11% em relação a 2024. O valor da marca Microsoft, que ficou em segundo lugar, subiu 42%, atingindo US$ 461 bilhões.

Completando o top 5 estão: Google, avaliada em US$ 413 bilhões (aumento de 24% em relação a 2024); Amazon, com US$ 356,4 bilhões (aumento de 15%); e Walmart, com US$ 137,2 bilhões (aumento de 42%). Confira no final a lista com as 20 marcas mais valiosas.

Outros destaques do relatório da Brand Finance:

  • Apple lidera entre as marcas americanas: As 193 marcas dos EUA no ranking representam mais da metade do total. China e Alemanha ocupam o segundo e terceiro lugares, com 69 e 27 marcas, respectivamente, representando 15% e 6% do valor total de marcas;
  • O varejo está em destaque: Além do Walmart, apenas outro varejista dos EUA entrou no top 20. A Home Depot ficou em 17º lugar, com o valor de marca subindo 23%, para US$ 65,1 bilhões;
  • Setores líderes: Bancos lideram o ranking setorial, com 79 marcas contribuindo com 13% do valor total, seguidos pelo varejo, com 45 marcas representando 11%, e pela mídia, com 23 marcas representando 10%;
  • Marcas grandes superam o crescimento econômico global: As 500 marcas mais valiosas do mundo cresceram 10% em valor, totalizando US$ 9,5 trilhões em 2025, superando o crescimento econômico global de 3%;
  • WeChat segue como a marca mais forte do mundo pelo segundo ano consecutivo, com uma pontuação de 95,2 (em 100) no índice de força de marca (Brand Strength Index – BSI) e classificação AAA+. O ecossistema abrangente e a capacidade de integração da marca continuam a impulsionar seu destaque global;
  • Expansão das marcas de jogos de apostas nos EUA: As marcas americanas de apostas DraftKings e FanDuel estão crescendo com a legalização do jogo online em mais estados americanos.

As 20 marcas globais mais valiosas:

  1. Apple: US$ 574,5 bilhões, +11%
  2. Microsoft: US$ 461 bilhões, +42%
  3. Google: US$ 413 bilhões, +24%
  4. Amazon: US$ 356,4 bilhões, +15%
  5. Walmart: US$ 137,2 bilhões, +42%
  6. Samsung: US$ 110,6 bilhões, +11%
  7. TikTok: US$ 105,8 bilhões, +26%
  8. Facebook: US$ 91,5 bilhões, +21%
  9. Nvidia: US$ 87,9 bilhões, +98%
  10. State Grid: US$ 85,6 bilhões, +20%

A Brand Finance calcula o valor da marca usando a metodologia de Royalty Relief, que determina quanto uma empresa estaria disposta a pagar para licenciar sua própria marca, caso não a possuísse. O processo envolve a estimativa da receita futura atribuível à marca e o cálculo de uma taxa de royalties que seria cobrada pelo uso da marca.

Imagem: Envato
Informações: Marianne Wilson para CSA
Tradução livre: Central do Varejo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *