Economia
Comércio varejista cresce nos 2 primeiros meses de 2025, aponta FCDLESP

O comércio varejista brasileiro registrou crescimento de 2,3% nas vendas no primeiro bimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho foi impulsionado principalmente pelos setores de veículos (+9,5%), móveis e eletrodomésticos (+6,9%) e materiais para construção (+6,7%).
Apesar dos resultados positivos no curto prazo, o setor varejista opera em um contexto macroeconômico adverso. A taxa básica de juros (Selic) permanece elevada, atualmente em 14,25% ao ano, e a inflação está acima da meta estipulada pelo Banco Central.
“Os patamares elevados da Selic e a inflação são os principais vilões do comércio. Os lojistas não conseguem oferecer preços competitivos, afastando os consumidores – muitos dos quais já não têm acesso ao crédito”, afirma Maurício Stainoff, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP).
O ambiente de juros altos afeta diretamente o consumo. De acordo com o Banco Central, a taxa média de juros do cartão de crédito empresarial chegou a 142,3% ao ano em fevereiro. Em paralelo, o número de consumidores inadimplentes segue elevado, com 69,66 milhões de pessoas negativadas em março, segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
“A elevação dos juros compromete o consumo e reduz a margem das empresas. É um ciclo que exige planejamento. Boas práticas de gestão financeira, como controle de fluxo de caixa e condições diferenciadas para pagamentos à vista, podem mitigar os riscos”, aponta Stainoff.
Os indicadores de confiança do setor também sinalizam cautela. Em março, o Índice de Confiança do Comércio recuou para 83,1 pontos, o menor patamar desde 2021. O componente que mede as expectativas futuras também apresentou queda.
“O comércio precisa de previsibilidade, confiança e crédito acessível para se manter em crescimento”, explica.
Segundo ele, a adaptação às novas condições de mercado é fundamental para enfrentar os desafios do ano. “A adoção de estratégias digitais e a diversificação de meios de pagamento são caminhos fundamentais para atravessar 2025 com resiliência. O consumidor está cada vez mais conectado, e os lojistas que investirem em experiências digitais tendem a se destacar”, finaliza.
Imagem: Envato