E-commerce
Consumidor se antecipa às compras do Dia dos Pais no digital

O Dia dos Pais segue como uma das datas mais relevantes para o varejo digital brasileiro. Em 2024, o setor movimentou cerca de R$6,56 bilhões com a data, segundo a ABComm, um crescimento de 4,9% em relação ao ano anterior. Já o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) aponta que, entre os dias 5 e 11 de agosto, o e-commerce registrou alta de 4% no faturamento em comparação ao mesmo período de 2023. Segundo análise da Nubimetrics, plataforma de inteligência de vendas que usa big data e IA transformando dados em insights para sellers e grandes marcas, categorias como barbearia, churrasco e tecnologia ganham destaque e exigem preparação prévia para aproveitar da melhor maneira o potencial da data.
Embora o pico das compras tenha ocorrido no próprio domingo comemorativo no ano passado, o aquecimento no online começou antes, e a tendência é que o mesmo ocorra em 2025. “Estudando o comportamento do consumidor em datas como esta constatamos que a movimentação do consumidor no digital em maior volume começa quase um mês antes, reforçando a importância de estratégias antecipadas de divulgação para capturar a atenção do público desde os primeiros sinais de intenção de compra”, destaca Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer da Nubimetrics.
Para aproveitar esse momento ao máximo e conquistar melhores resultados, a informação é a maior aliada. Por isso, a profissional reuniu algumas das principais tendências de presentes que devem se destacar no e-commerce nas proximidades do Dia dos Pais.
1. Cuidados pessoais em alta: lâminas e kits mais completos
Em 2024, os kits de barbear lideraram a intenção de compra na categoria Barbearia. Mas, ao observar as buscas mais recentes, a especialista revela que é possível notar uma mudança no comportamento do consumidor ao longo dos anos: cresce o interesse por soluções práticas, como as lâminas de barbear. “Para se destacar, a dica é apostar em combos mais completos, que combinem aparadores com óleos ou balms, oferecendo uma experiência mais sofisticada e atrativa para quem vai presentear”, ressalta a especialista.
2. Churrasco: a aposta em acessórios menos explorados
A palavra-chave “kit churrasqueira” está em alta, tanto nas buscas quanto no desempenho dos anúncios, indicando uma forte tração no digital. Para quem deseja escapar da concorrência mais direta, vale apostar em acessórios com menor saturação e boa procura, como: pegadores, aventais personalizados, termômetros de carne ou facas profissionais.
3. Ferramentas: segmento cresce e exige estratégias mais inteligentes
O segmento de ferramentas elétricas vem ganhando cada vez mais força. Só em 2025, essa categoria já registra crescimento de quase 25% no e-commerce, com previsão de atingir seu primeiro pico do ano em agosto. Subnichos como o de parafusadeiras apresentam alta competitividade, especialmente em anúncios com catálogo. “Nesses casos de mais vendedores e marcas comercializando o mesmo tipo de produto, o uso de inteligência artificial para análise de mercado e tomada de decisão se torna um diferencial importante para conquistar relevância e conversão”, explica Juliana.
“Comportamentos como esses reforçam a importância de olhar para os dados de forma estratégica. Com inteligência e planejamento antecipado, marcas e vendedores conseguem aproveitar o Dia dos Pais não apenas como uma data de pico, mas como uma oportunidade para se conectar de maneira mais eficiente com o consumidor e se destacar no digital”, finaliza a especialista.
Imagem: Freepik