Inovação

Estudo mostra que quase metade das marcas nos EUA não investe em agentes de IA

Publicado

on

Adoção da IA; inteligência artificial

Uma parcela significativa dos consumidores norte-americanos já utiliza plataformas de inteligência artificial (IA) durante suas compras, uma tendência à qual algumas marcas e varejistas ainda respondem de forma lenta.

De acordo com dados do relatório mais recente da plataforma de marketing multicanal Cordial, intitulado “Brands Battle for Attention as AI Redefines the Funnel”, cerca de um terço dos consumidores dos Estados Unidos já faz uso regular de plataformas de IA como ChatGPT, Perplexity e Claude em toda a jornada de compra, desde a descoberta de marcas até a pesquisa de produtos e a decisão de compra. Entre os consumidores, Millennials e a Geração Z lideram a adoção, com taxas 33% e 11% acima da média, respectivamente.

Apesar do avanço no uso da tecnologia, quase metade das marcas (47%) nos Estados Unidos mantém presença mínima ou inexistente em agentes de IA, enquanto apenas 7% desenvolveram estratégias abrangentes de otimização com inteligência artificial. Apenas 3% das marcas conseguem prever, em tempo real, o que os clientes realmente desejam por meio do uso de dados comportamentais, e somente 7% possuem uma presença avançada em IA, com dados enriquecidos, conteúdo otimizado e integrações diretas. Segundo a Cordial, essa desconexão representa uma grande lacuna.

“Estamos em um cenário de marketing fundamentalmente diferente do que tínhamos há apenas alguns meses”, afirmou Rob Garf, diretor de estratégia e insights da Cordial. “Os consumidores estão mais conectados e as compras estão mais fragmentadas. A IA desestruturou o funil tradicional, à medida que os consumidores adotam cada vez mais agentes pessoais para descobrir e adquirir produtos. As marcas precisam entrar nesses jardins murados, otimizando seus dados, IA e canais para oferecer uma experiência personalizada e integrada em qualquer ponto de contato escolhido pelo consumidor.”

O relatório da Cordial combina resultados de uma pesquisa realizada pela Dynata com 1.000 consumidores dos Estados Unidos e 30 executivos de marketing, conduzida em julho de 2025.

Imagem: Freepik
Informações: Chain Store Age
Tradução livre: Central do Varejo


E você, como está utilizando a IA no seu negócio? Queremos saber! Responda até o dia 25/08 à Pesquisa de IA no Varejo da Central do Varejo e Zucchetti e nos ajude a construir um panorama do mercado.

Continue Reading
Comente aqui

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *