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Geração Z e millennials impulsionam uso de IA nas compras de fim de ano

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Quase um quarto (23%) dos consumidores deve usar chatbots e ferramentas de inteligência artificial para fazer compras neste fim de ano, segundo o relatório Epsilon Pulse. No entanto, quem lidera essa adoção são os millennials e os consumidores da Geração Z: 44% dos millennials e 42% da Geração Z afirmaram que pretendem usar chatbots e ferramentas de IA para buscar inspiração para compras de fim de ano.

Entre os consumidores que utilizarão IA para planejar as compras, 72% disseram que pretendem usar a tecnologia para encontrar ideias de presentes, seguidos por comparar preços (57%), receber recomendações de produtos (49%), buscar ideias de refeições (49%) e sugestões de roupas (43%), segundo a pesquisa, que ouviu mais de 2.100 pessoas.

A ampla maioria (93%) dos consumidores da Geração Z que planejam usar IA em suas compras de fim de ano espera utilizar o ChatGPT, de acordo com os resultados do levantamento.

Consumidores mais abertos ao uso da IA

Pesquisas recentes continuam a mostrar que os consumidores estão abertos a interagir com ferramentas de IA durante sua jornada de compras de fim de ano.

Mais da metade dos consumidores entrevistados pela Epsilon disseram que usarão IA para comparar preços, buscar produtos e receber recomendações personalizadas durante o fim de semana da Black Friday e Cyber Monday. Já um estudo da UserTesting apontou que um terço dos compradores do Reino Unido, dos Estados Unidos e da Austrália planeja usar IA para encontrar ideias de presentes, comparar preços, procurar links de produtos e avaliar se as promoções realmente valem a pena.

Influenciadores e redes sociais também inspiram compras

Além da IA, os consumidores estão recorrendo às redes sociais em busca de inspiração para presentear, segundo a pesquisa. Quarenta e quatro por cento dos membros da Geração Z e 36% dos millennials afirmaram que pretendem buscar ideias de presentes com influenciadores digitais, uma fatia maior do que os 20% do total de entrevistados, de acordo com o relatório da Epsilon.

Para os consumidores da Geração Z, o TikTok continua sendo a principal plataforma para buscar inspiração e realizar compras de fim de ano, seguido por Instagram, Pinterest, YouTube e Facebook. Entre os millennials, o Facebook lidera, seguido por YouTube, Instagram, Pinterest e TikTok. Um relatório da JLL, divulgado neste mês, também mostrou que os consumidores da Geração Z estão recorrendo ao TikTok para se inspirar nas compras de fim de ano.

Lojas de desconto e departamentos seguem em alta

A pesquisa da Epsilon também reforça estudos anteriores indicando que os consumidores devem priorizar lojas de departamento e redes de desconto neste fim de ano. Embora a Amazon continue sendo o principal destino de compras, varejistas de massa aparecem em segundo lugar, seguidos por lojas de departamento, redes de desconto e lojas de materiais de construção e melhorias domésticas, segundo o levantamento.

Outro estudo, realizado pelo ICSC, apontou que quase dois terços dos consumidores farão compras em lojas de departamento com descontos, e mais de um quarto comprarão seus itens de fim de ano em lojas de departamento tradicionais.

Imagem: Freepik
Informações: Tatiana Walk-Morris para Retail Dive
Tradução livre: Central do Varejo

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