Marketing
Marcas aceleram ativações no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1
O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 se consolidou como um dos eventos mais importantes do automobilismo em termos de ativação de marca no Brasil. Sua realização entre sexta (7) e domingo (9), no Autódromo de Interlagos, contará com transmissão para 180 países e constituirá excelente oportunidade para as empresas presentes ao evento. Segundo pesquisa da Sponsorlink, entre os fãs de esportes, os aficionados pela Fórmula 1 estão entre os mais interessados nas marcas que patrocinam modalidades esportivas.
Confira, a seguir, as principais ativações de marcas de varejo no Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.

Americanas e KitKat
A Americanas, maior vendedora de KitKat no Brasil (com 240 milhões de unidades comercializadas no último ano) lançou uma ativação especial de Retail Media em parceria com a Nestlé. A iniciativa aproveita o clima do Grande Prêmio e oferece uma experiência imersiva na loja do Shopping Interlagos, disponível até 10 de novembro. O espaço conta com um carro de Fórmula 1 em tamanho real e uma pista adesivada que conduz os clientes até os chocolates KitKat, incluindo uma edição limitada inspirada na competição. A ação combina experiência de marca e estímulo à venda no ponto físico.

Shell Select
A Shell Select inaugurou uma loja temática na Avenida Interlagos, 1676, com ambientação inspirada na Fórmula 1. A unidade oferece elementos visuais e sonoros que remetem ao universo das corridas, além de atrações como autorama e fliperama. A ativação faz parte das iniciativas da marca licenciada pela Raízen para o Grande Prêmio de São Paulo. Também inclui plano de mídia geolocalizado e parcerias com influenciadores, ampliando a divulgação da campanha. A loja funcionará até 30 de novembro.

Motorola
Durante o evento, a Motorola apresentará pela primeira vez um espaço interativo dentro da F1 Fanzone. A ação marca a estreia da marca como Parceira Global de Smartphones da Fórmula 1, resultado da ampliação do acordo entre a organização e a Lenovo, empresa controladora da Motorola. O espaço conecta o público às inovações tecnológicas da marca por meio de experiências interativas, como simulador de corrida, desafios de reflexos, área para fotos temáticas, estações de carregamento rápido e parede sensorial de texturas e cores. Também haverá ilhas de experimentação que destacam a resistência e performance dos aparelhos, além da exibição do modelo motorola razr 60 Crystals by Swarovski. Um painel de LED exibirá em tempo real as transmissões oficiais do Grande Prêmio.

Heineken
Patrocinadora oficial do evento, a Heineken 0.0 promove uma série de experiências nos pontos de venda de São Paulo durante outubro e novembro. As ativações incluem o “Pit Stop Heineken”, cabine interativa que simula o ambiente das corridas com tecnologia de indução óssea, e a “Cabine F1 Heineken”, com sensores de presença que ativam sons e imagens da Fórmula 1. Outras ações, como o “Corredor Pista F1” e o “Style Mode.On”, transformam gôndolas e espaços de compra em ambientes temáticos. A marca também oferece a mecânica “Compre e Ganhe”, que entrega um copo personalizado da Fórmula 1 e Heineken 0.0. Em bares e restaurantes, a ação “The Perfect Lap” traz um simulador de mesa, enquanto o “Racing Like a Pro” proporciona uma experiência de corrida com tecnologia imersiva. Segundo Fernando Mancuso, diretor sênior de Trade Marketing e Canais Especiais do Grupo Heineken, “a Fórmula 1 é um dos maiores espetáculos do mundo e, ao mesmo tempo, um momento de celebração coletiva”.
Gatorade
A Gatorade, marca da PepsiCo, reforça sua presença como parceira global de hidratação oficial da Fórmula 1 até 2030. A marca estará presente nos fins de semana de Sprint com sinalização nas pistas, presença em transmissões e ativações em Fan Zones. No GP de São Paulo, a Gatorade investe em experiências imersivas e no engajamento digital por meio de influenciadores especializados em automobilismo.

Doritos
A Doritos, também da PepsiCo, estreia oficialmente no universo da Fórmula 1 em 2025. A campanha criada pela Almap BBDO e executada pela Bakery by Ampfy inclui ações em mídia digital, OOH e transporte público, como envelopamento de trens e ativações no aeroporto de Guarulhos. “A F1 é o auge da ousadia, da performance e da paixão intensa e Doritos é exatamente isso”, afirmou Samia Chehab, diretora de marketing da PepsiCo Brasil. Na F1 Fanzone, a marca contará com o espaço “Crunch Radio”, que simula a comunicação por rádio entre equipes de corrida, e uma corrida de bolinhas temática. O público também poderá registrar fotos em um cenário exclusivo da marca.
Imagens: Divulgação
