• Fornecedores
  • Fornecedores
  • Entrar ou Criar Conta
  • Entrar ou Criar Conta
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Notícias
  • Eventos
    • NRF2025
    • NRF2024
    • NRA Chicago 2025
    • Web Summit Rio 2025
    • Web Summit Rio 2024
    • SXSW2024
    • Retail Tour
  • Artigos
    • Colunistas
    • Design
    • E-commerce
    • Economia
    • Franchising
    • Inovação
    • Marketing
    • Operação
  • Podcast Central do Varejo
  • Fornecedores
  • Fornecedores
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação

Inovação

Supermercado Pinheiro aprimora interação com cliente via código 2D
Advertisement

Inovação

Appmax lança banco digital 100% operado por inteligência artificial

Inovação

Amazon testa resumos de produtos em áudio gerados por IA

Inovação

Warby Parker aposta em IA para transformar compra de óculos

Inovação

A revolução silenciosa nas vendas: como a IA está redefinindo o futuro comercial — e por que ignorá-la pode ser fatal

Inovação

Estratégias de hiperpersonalização que qualquer varejista pode testar

Inovação

84% dos profissionais veem a automação como aliada

Inovação

67% das empresas brasileiras consideram IA prioridade em 2025

Inovação

Zucchetti implementa IA em sistemas de gestão com impacto de R$ 31 bilhões até o final de 2025

Inovação

8 em cada 10 consumidores já dependem de buscas com IA

Inovação

Supermercado Pinheiro aprimora interação com cliente via código 2D

Ferramenta permite acesso a maiores informações sobre os produtos e deve se tornar tendência entre varejistas nos próximos anos

Publicado

2 anos atrás

on

22 de junho, 2023

Por

Redação
Mulher fazendo compras no supermercado; vendas no varejo

O avanço da conectividade nas embalagens está proporcionando uma relação mais estreita entre os consumidores e as informações sobre os produtos no mercado. Isso acontece pois inovações como as etiquetas 2D, que tem entre seus exemplo o QR Code, permitem leituras dinâmicas e precisas, além de incluirem mais informações diretamente na embalagem. Ao ler esse código com um smartphone, é possível obter dados sobre a origem do produto e dicas de uso.

Um exemplo dessa aplicação é dado pelo Supermercado Pinheiro, localizado em Fortaleza (CE). O uso do código 2D no estabelecimento permite melhor controle de prazos de validade, lote e registro dos produtos, além de promover a interação com os clientes. Segundo George Menezes, Gerente de TI do Supermercado Pinheiro, a tecnologia possibilita maior controle interno e uma relação mais próxima com os consumidores.

A varejista implementou os QR Codes com o GS1 Digital Link, o que permite que os clientes acessem um espaço virtual com informações detalhadas sobre os produtos nas prateleiras. No caso de alimentos, até mesmo receitas são inseridas nas embalagens por meio dessa tecnologia, com o objetivo de melhorar a experiência de compra.

Além de proporcionar acesso às informações dos produtos, a ferramenta também permite a divulgação de conteúdos e ofertas, criando uma relação mais próxima com os compradores. O Supermercado Pinheiro incorporou a tecnologia em sua linha de marca própria, fortalecendo a relação com o consumidor e promovendo a fidelização.

O Diretor Comercial do Supermercado Pinheiro, Alexandre Pinheiro, acredita que essa tecnologia implementada na organização é uma tendência que deve ser adotada por toda a cadeia produtiva. Ele argumenta que somente com a adesão da maioria dos fornecedores e varejistas será possível disseminar essa tecnologia em todo o Brasil.

A busca por novas formas de atender o consumidor utilizando a tecnologia também otimiza o funcionamento interno das organizações. Por meio do código 2D, as empresas podem automatizar a inclusão das informações sobre os produtos comercializados, aumentando a produtividade e reforçando a segurança nas compras. George reflete que a diferenciação ocorre quando começam a entregar valores adicionais não apenas aos clientes, mas também aos fornecedores e colaboradores.

Imagem: Freepik

Relacionados:DestaquesÚltimas Notícias
Próximo

Amazon terá centro de inovação para projetar e lançar novos produtos

Não perca

Enxuto inaugura espaço para cliente relaxar e conversar no mercado

Continue Reading

Você pode gostar

  • ponto de venda; saudáveis; alimentação ponto de venda; saudáveis; alimentação

    Alimentação saudável movimenta US$ 200 bi globalmente e impulsiona mercado de entregas

  • marcas; shopping centers marcas; shopping centers

    Os Shopping Centers têm plena liberdade para distribuir ao ramo de negócios dentro dos empreendimentos?

  • curadoria; consumo lares curadoria; consumo lares

    Consumo nos lares brasileiros cresce em abril, aponta Abras

  • Rakuten Rakuten

    Rakuten irá fundir subsidiárias para otimizar operações

  • Appmax Appmax

    Appmax lança banco digital 100% operado por inteligência artificial

  • Fachada de loja com visual merchandising da FSHM Fachada de loja com visual merchandising da FSHM

    O que é arquitetura de varejo?

Comente aqui

Leave a Reply

Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Recentes
  • Quente
  • Vídeos
ponto de venda; saudáveis; alimentação
Comportamento10 horas atrás

Alimentação saudável movimenta US$ 200 bi globalmente e impulsiona mercado de entregas

marcas; shopping centers
Colunistas13 horas atrás

Os Shopping Centers têm plena liberdade para distribuir ao ramo de negócios dentro dos empreendimentos?

curadoria; consumo lares
Economia1 dia atrás

Consumo nos lares brasileiros cresce em abril, aponta Abras

café na mesa; SouthRock, controladora do Starbucks no Brasil, tem pedido de recuperação judicial negado
Franchising2 anos atrás

Franquia de Cafeteria: 35 opções para você conhecer e investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising1 ano atrás

Franquia McDonald’s: quanto custa e como investir

Imagem de uma unidade de franquia McDonald's
Franchising4 meses atrás

Melhores franquias de 2025: conheça opções de sucesso

marchon
Vídeos3 semanas atrás

Podcast Central do Varejo #35: Marchon

Vanessa Sandrini
Vídeos4 meses atrás

Podcast Central do Varejo #34: Vanessa Sandrini

botoclinic
Vídeos5 meses atrás

Podcast Central do Varejo #33: Botoclinic

  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação
  • Notícias
  • Eventos
  • NRF2025
  • NRF2024
  • NRA Chicago 2025
  • Web Summit Rio 2025
  • Web Summit Rio 2024
  • SXSW2024
  • Retail Tour
  • Colunistas
  • Design
  • E-commerce
  • Economia
  • Franchising
  • Inovação
  • Marketing
  • Operação