Economia
Testes iniciais do real digital serão realizados em setembro
Tokens de títulos públicos também serão testados nos próximos meses; bancos e empresas de pagamento estão envolvidas no processo
O desenvolvimento do real digital vem ganhando impulso e sua adoção deve ocorrer gradualmente até 2024, segundo informações da UOL. O Banco Central divulgou essa informação durante a primeira edição do Fórum Real Digital. O teste do real digital, juntamente com o real tokenizado, deve começar em setembro, e o Banco Central planeja familiarizar os participantes com a plataforma em agosto, facilitando o início das transações com moedas digitais.
O Fórum Real Digital terá próximas reuniões em agosto e outubro deste ano. De acordo com Fabio Araujo, coordenador do projeto do real digital no Banco Central, se o projeto continuar progredindo bem, pode ser possível realizar testes com a população já no final de 2023. Ele acredita que o real digital trará uma revolução para o Sistema Financeiro Nacional.
O teste do token dos títulos públicos, por sua vez, está previsto para começar em fevereiro do próximo ano, de acordo com o planejamento do Banco Central.
Atualmente, o processo de desenvolvimento e teste do real digital e real tokenizado envolve 14 consórcios, que incluem bancos, empresas de pagamento e outras instituições do universo de criptoativos.
Imagem: Freepik