Franchising
Home Sushi Home passa por expansão e lança novas marcas
Mangushoyu e Hot Chop chegam para complementar o portfólio oferecendo poke e pratos típicos da culinária de rua asiática
A Home Sushi Home é uma marca que nasceu em 2016, fundada por Amauri Sales de Melo e Bartolomeu Lima Neto, seu cunhado, na cidade de João Pessoa (PB). A ideia surgiu quando Amauri havia concluído seu mestrado em Direito e buscava algo para ocupar seu tempo antes de seguir para o doutorado, seu plano inicial era seguir a carreira acadêmica. “Meu cunhado trouxe a ideia do delivery de sushi e no primeiro momento eu rejeitei porque era um tipo de serviço que estava dando muito certo aqui no Nordeste, mas não tinha qualidade”, explica.
Ele mudou de ideia ao ver uma blogueira compartilhar uma experiência totalmente diferente. Amauri decidiu pesquisar mais sobre o negócio, encontrou fornecedores e embalagens, e viu a oportunidade de criar um serviço de delivery de sushi de qualidade.
Apesar das dificuldades e desafios ao longo do caminho, Amauri e sua equipe acreditaram no potencial do negócio e decidiram investir. “Já pensamos no negócio como franquia e começamos a trabalhar”, conta o empresário. A dupla foi aprendendo com os desafios e no ano de 2018 inauguraram a primeira unidade franqueada em Recife (PE). Em 2019, venderam sua terceira unidade em Campina Grande, evidenciando o crescimento contínuo da marca.
No entanto, em fevereiro de 2020, quando inauguraram uma unidade em Novo Hamburgo, a pandemia da COVID-19 começou e trouxe incertezas para o futuro. Os primeiros 45 dias foram de tensão e incerteza sobre a continuidade do negócio. No entanto, após identificar estudos científicos e se adaptar às circunstâncias, eles conseguiram superar esse desafio. “Na pandemia crescemos absurdamente, saímos de quatro unidades para 24, então foi um período de muito trabalho. Crescemos muito, mas também abraçamos novas obrigações e tem sido assim desde então”, relata Amauri.
Na ABF Expo 2023, sua primeira exposição como franqueadora. O estande da Home Sushi Home chamou a atenção dos visitantes com seu design tecnológico e minimalista, e muitas conversas foram iniciadas com possíveis interessados em adquirir uma franquia. “Foi muito bacana, então pegamos um espaço próximo à praça de alimentação e conseguimos fazer um estande super bacana”, avalia.
A empresa passou por um processo de melhoria estrutural e operacional, buscando aprimorar seu sistema e expandir ainda mais. O plano para o segundo semestre de 2023 é vender mais franquias, incluindo unidades no Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e outras cidades. “Crescemos muito nos anos da pandemia e criamos um bom volume de demanda, em 2022 olhamos para dentro e optamos por não vender franquias para nos organizarmos mais. Agora entendemos que estamos em um momento de expansão”, explica Amauri.
Além disso, a Home Sushi Home também está lançando duas novas marcas. A primeira, Mangushoyu, é focada em poke, comida tradicional havaiana. “A comida japonesa se democratizou, mas é mais explorada em horários noturnos, especialmente fora dos grandes centros. Quando olhamos para dentro, identificamos que o poke está em expansão e ganhando o gosto do brasileiro”, explica sobre o prato que tem um apelo maior para o almoço do que os sushis.
A segunda marca é o Hot Chop, que oferecerá comidas de rua asiáticas, trazendo pratos populares de diversos países asiáticos, como o Japão, China e Índia, complementando portfólio da empresa. “O conceito da marca é comercializar a comida de rua asiática, queremos trazer isso com a experiência que já temos no delivery e a experiência de apresentação que já temos nos outros produtos da marca”, finaliza.
Imagem: Divulgação