Operação
O poder do treinamento: equipes preparadas para receber clientes se destacam no varejo físico
Investir em treinamentos para os vendedores é estratégia valiosa e com retorno alto aos varejistas, aumentando a qualidade do atendimento
A qualidade do atendimento ao cliente é, muitas vezes, o fator decisivo para o sucesso de um negócio no varejo. Desenvolver equipes para receber os consumidores e entender suas necessidades é, portanto, uma prioridade no planejamento tático de uma loja física. No dia 1º de outubro, é celebrado o Dia do Vendedor, data que não apenas reconhece o trabalho árduo dos profissionais de vendas, mas também dá oportunidade de refletir sobre os métodos de treinamento.
Para se destacar, as empresas precisam investir significativamente no treinamento de suas equipes de vendas, como defende William Santos, diretor comercial da VarejOnline. “Treinar os vendedores não é um custo, mas sim um investimento estratégico. Uma boa experiência de compras é capaz de converter vendas e ainda fidelizar clientes”, explica.
Santos acredita que o treinamento deve contemplar todas as etapas que constituem a jornada de compra, englobando conhecimentos técnicos e habilidades emocionais. Com isso, o entendimento sobre o sistema de gestão da loja atendida é essencial; dessa forma, o profissional consegue oferecer vouchers, promoções personalizadas e em caso de franquias, buscar o produto em outras lojas da rede, se necessário.
“Um vendedor que compreende as necessidades do cliente, escuta ativamente e oferece soluções eficazes cria uma ligação mais profunda com o consumidor. Isso leva a vendas mais bem-sucedidas e à construção de relacionamentos duradouros, é claro. Se, além disso, ele souber explorar as possibilidades dentro do ERP, poderá elevar as compras a outro nível”, afirma.
William também enfatiza que o treinamento contínuo deve constar no orçamento e nos planos da loja, já que as tendências de mercado e as preferências do consumidor estão em constante evolução. “As empresas que não acompanham as mudanças e não investem na capacitação de suas equipes estão fadadas a ficar para trás. O treinamento frequente permite que os vendedores se adaptem rapidamente às novas demandas e tecnologias”, alerta o diretor comercial.
Por fim, o especialista destaca que as equipes de vendas bem treinadas não apenas impactam positivamente as vendas, mas também contribuem para a reputação da marca. “A melhor propaganda para uma loja são clientes satisfeitos, a recomendação acontece de forma natural”, conclui.
Sobre a VarejOnline
A VarejOnline foi criada com o propósito de oferecer uma ferramenta simples e completa, preparada para tornar a operação de cada cliente muito mais eficiente e lucrativa. A empresa desenvolveu uma ferramenta de ERP completa para gestão de lojas próprias, redes de franquias e pontos de venda (PDV) dos mais variados segmentos. Especialista em tecnologia para o varejo, a empresa atende as principais demandas administrativas e operacionais de seus clientes, além de oferecer soluções integradas via API. Entre os clientes estão: Grupo L’occitane, Crocs, Petland, entre outros.
Imagem: Envato