E-commerce
Amazon venderá veículos da Hyundai em seu site nos EUA
Modelos da montadora sul-coreana estarão disponíveis nas plataformas da Amazon dos Estados Unidos a partir do ano que vem
A partir de 2024, clientes dos Estados Unidos que utilizam a Amazon terão a possibilidade de comprar veículos da Hyundai diretamente pelo site da varejista, eliminando intermediários. A empresa anunciou essa mudança recentemente.
Além disso, a Hyundai selecionou a AWS como sua provedora de serviços de nuvem, abrindo caminho para a inclusão de funcionalidades avançadas ativadas por voz da Alexa nos veículos Hyundai de próxima geração em 2025.
Atualmente, potenciais compradores podem escolher entre modelos de diversas montadoras, mas precisam interagir com um revendedor para finalizar a compra. Essa etapa não será mais necessária com essa nova iniciativa.
Os interessados poderão selecionar modelos disponíveis nas concessionárias locais, escolher opções de financiamento pelo site da Amazon e então retirar o carro na concessionária ou recebê-lo em casa, conforme anunciado no Salão do Automóvel de Los Angeles pelas empresas.
A parceria com a Hyundai, a primeira desse tipo entre a Amazon e uma montadora, pode influenciar outros fabricantes a seguirem esse caminho. Os bloqueios causados pela pandemia aceleraram a mudança do consumidor para uma maior compra online de veículos, e os fabricantes de carros estão aproveitando a transição para os veículos elétricos para digitalizar as vendas. No entanto, leis de franquia rigorosas nos EUA têm mantido os concessionários como intermediários nas vendas de carros novos.
Ao longo dos anos, a Amazon introduziu diversos recursos para atrair clientes interessados em peças e itens para veículos. Seu recurso “Sua Garagem” permite que os clientes salvem informações sobre seus carros para facilitar a busca por peças e acessórios. Além disso, os compradores também podem adquirir pneus no marketplace, conectando-se a serviços de instalação locais.
A Hyundai espera que a plataforma da Amazon impulsione as vendas, mas planeja manter o modelo de concessionária devido ao importante papel que desempenham no serviço de veículos, conforme afirmou um porta-voz.
Fonte: Bloomberg e Retail Touchpoints
Imagem: Axel Antas-Bergkvist para Unsplash