E-commerce
PMEs movimentam R$ 77 milhões no início da Black Friday 2023 no e-commerce
No total foram vendidos 1,1 milhão de produtos de terça a sexta (até as 12h)
A Black Friday 2023 começou e as pequenas e médias empresas online já faturaram R$ 77 milhões nas vendas de terça até sexta às 12h, o que mostra um crescimento de 26% em comparação a 2022. Até o momento, já foram vendidos 1,1 milhão de produtos no período, com um ticket médio de R$ 265. Apenas nas primeiras 12 horas de sexta-feira, 24/11, as PMEs movimentaram R$ 9 milhões, vendendo mais de 165 mil produtos. É o que mostra levantamento da Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina.
De acordo com Luiz Figueira, Diretor Geral de Plataforma da Nuvemshop, a Black Friday 2023 já apresenta um grande crescimento e a expectativa é que continue assim por todo período promocional. “Neste ano, os lojistas se prepararam com mais antecedência, realizando campanhas com promoções desde o começo de novembro, o que atingiu um número maior de clientes e permitiu uma melhor organização para a Black Friday”.
Igor Azevedo, proprietário da loja online K-Line Store, especializada em produtos relacionados ao gênero k-pop, apostou em um longo calendário de ações. “Como já tivemos Black Friday em outros anos, notamos que a estratégia de Black Friday prolongada, começando antes da data, é o que mais funciona para nós e nossos clientes. Neste ano, não temos um catálogo promocional dos produtos importados. Estamos apostando em descontos atrativos nos produtos em pronta-entrega, oferecendo um unboxing personalizado e uma experiência também fora da internet, com brindes e até mesmo um caça-palavras. Resolvendo esse jogo, a pessoa tem uma senha para participar da nossa promoção exclusiva da sexta, dia 24. Assim, mantemos nosso relacionamento e proximidade com os nossos clientes”, conta Igor.
Dentre os estados que mais estão faturando nesse início da semana da Black Friday, São Paulo é quem lidera com R$30,2 milhões, seguido por Minas Gerais (R$7,8 milhões), Rio de Janeiro (R$5 milhões) e Santa Catarina (R$4,7 milhões). Já sobre os meios de pagamento, cartão de crédito (59%) segue como líder na escolha dos compradores, acompanhado logo em seguida pelo PIX (31%). Os segmentos com maior faturamento são: Moda (34 milhões), Saúde & Beleza (6 milhões) e Casa & Jardim (3,6 milhões).
Na análise foram consideradas as vendas realizadas de terça, 21 de novembro, até sexta-feira, 24 de novembro, às 12 horas, da base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.
Imagem: Unsplash