Marketing

Dia dos Solteiros: tendências e táticas para aproveitar a data no varejo

Live shopping, ferramentas de IA e avatares impulsionaram as vendas no Dia dos Solteiros em 2023

Published

on

Dia dos Solteiros

Com a redução dos gastos pela população chinesa, o Dia dos Solteiros na China, comemorado em 11 de novembro, focou menos no poder das celebridades e influenciadores e mais na economia informada. Enquanto os gastos gerais estão se estabilizando, especialistas reinventaram a influência da transmissão ao vivo, e ferramentas de IA e avatares apoiaram compras mais inteligentes.

Vem descobrir, a partir dos dados da Stylus, o que as marcas fizeram no Dia dos Solteiros em 2023 e os insights que você pode tirar para aproveitar a data em 2024!

JD.com surpreende

Superando o crescimento das vendas de comércio eletrônico “tradicional”, a venda por transmissão ao vivo – live shopping –  produziu estrelas inesperadas. Focando em valor e conhecimento detalhado do produto, a iniciativa da JD.com colocou os próprios gerentes de produtos da gigante chinesa do comércio eletrônico diante de mais de 140 milhões de espectadores.

Aproveitando o fato de que a funcionalidade do produto, autenticidade e confiabilidade têm o maior impacto nos fatores de tomada de decisão do comprador, os discretos gerentes – muito mais acostumados a ficarem nos bastidores – se destacaram ao lado dos influenciadores mais tradicionais. Nos primeiros 30 segundos de suas apresentações e recomendações de produtos, as vendas de eletrodomésticos, móveis e estilo de vida ultrapassaram 10 bilhões de yuans (US$ 1,38 bilhão), com mais de 350.000 itens vendidos e 50 produtos esgotados instantaneamente – tudo sem os custos usuais de comissão de influenciadores.

Transmissão ao vivo de consultores VIP da Tmall para compradores de luxo

A Tmall também colocou sua equipe de varejo em destaque. Focando em conselhos especializados, seu serviço de streaming um a um com associados foi utilizado por mais de 20 marcas de luxo. Oferecendo aos clientes acesso privado a funcionários especializados em vendas, a iniciativa tem uma taxa de conversão quatro vezes maior do que o serviço ao cliente no contexto varejista.

Grandes nomes do Taobao Live continuaram a se destacar

A influência de grandes streamings pode estar diminuindo, mas eles ainda tiveram um papel importante no Taobao Live, plataforma de streaming para varejistas. Um ex-professor de inglês que agora é empresário de tecnologia e celebridade chinesa, Luo Yonghao, alcançou vendas de mais de 100 milhões de yuans (US$ 13,8 milhões) em quatro horas, incluindo a venda da corrida do cruzeiro Adora Magic City para 5.246 convidados por 20 milhões de yuans (US$ 2,75 milhões). E o ‘Rei do Batom’, Li Jiaqi, e o influenciador, Li Xuanzhuo, ultrapassaram 100 milhões de yuans (US$ 13,8 milhões), novamente em apenas quatro horas.

IA de caça-descontos

Com o crescimento das vendas no Dia dos Solteiros em grandes plataformas de e-commerce ainda aumentando, mas desacelerando em comparação com 2022 (2,08% contra 2,9% do ano passado – Reuters, 2023), e 45% dos compradores priorizando o valor (Bain & Company, 2023), as marcas recorreram a ferramentas de IA para ajudar seus clientes a tomar decisões mais ponderadas.

Lançada em modo beta em setembro, a ferramenta de IA generativa Wenwen do Taobao (que significa “perguntar” em mandarim) fez sua estreia completa no Dia dos Solteiros. Wenwen responde a perguntas sobre compras mais econômicas, fornecendo recomendações de produtos e sugerindo mais perguntas para estreitar a busca. Foi usada por cinco milhões de compradores desde o lançamento, que fizeram uma média de oito perguntas cada.

Prova de roupas por avatar

Compradores no Luxury Pavilion da Tmall puderam usar o gerador de avatar digital alimentado por IA da Miaoya Camera para se ver usando marcas de luxo. Usado por marcas como Weekend Max Mara e Balmain, todos os itens estavam disponíveis para compra na Tmall.

O Luxury Pavilion da Tmall registrou um aumento de 1,5 vezes no número de visitantes na primeira hora de negociação no início do período de vendas do Dia dos Solteiros, com marcas como Gucci, Burberry e Ralph Lauren vendendo mais nessa hora do que em todo o dia do ano passado.

Informações: Stylus/ Tradução livre: Central do Varejo
Imagem: Envato

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *