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A Santa Ceia e as Olimpíadas

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Santa Ceia

Como em todas as edições, muitas pessoas param para assistir à cerimônia de abertura das Olimpíadas. Este ano, nas Olimpíadas de Paris 2024, não foi diferente. Logo após o término da cerimônia, uma polêmica já circulava nas mídias sociais envolvendo uma parte do evento que, de certa forma, retratava a Santa Ceia.

Embora não diretamente, havia um artifício de publicidade que evocava essa imagem. Aqui, lembro-me das aulas de Publicidade e Propaganda na UNIVATES, especificamente da cadeira de Semiótica. Recordo-me vividamente de como me apaixonei pela compreensão do que é semiótica e signos, elementos que fazem sentido na interpretação dos seres humanos.

Na publicidade, a semiótica sempre foi amplamente utilizada, muitas vezes de forma sutil, escapando à percepção da maioria das pessoas. Mas o que é semiótica?

Um exemplo simples para entender a diferença que os símbolos podem fazer na propaganda: se uma empresa tem um clipe em seu logo, nosso cérebro automaticamente associa a ideia de organização, transmitindo a imagem de que essa empresa é organizada. Também lembro de estudar profundamente sobre mensagens subliminares e o quanto elas nos afetam sem que tenhamos consciência.

Analisando toda a polêmica das Olimpíadas, é essencial entender que nossas mensagens frequentemente contêm diversos sinais e interpretações. Se não forem pensadas corretamente, podem gerar interpretações paralelas indesejadas. Não quero aqui afirmar se foi intencional ou não a referência à Santa Ceia na cerimônia das Olimpíadas, mas sim alertar para o fato de que, muitas vezes, em nossas comunicações, não percebemos o quanto podemos errar sem nos dar conta. Simbologias podem interferir nos nossos negócios e comunicações de maneiras inesperadas.

Encerrando esta reflexão, é fundamental entender que comunicação não é o que você diz, mas o que os outros compreendem.

Um ótimo fim de semana a todos.

Imagem: Elifas de Vargas


*Elifas de Vargas é formado em Marketing, com especialização em Quality Service pela Disney Institute na Flórida-USA. É criador do método FastVideos, produção rápida e versátil de vídeos para web, utilizando apenas o smartphone. Responsável por fundar a primeira webtv privada do Rio Grande do Sul, em 2006, dentro da incubadora tecnológica da Univates, possui ampla experiência em comunicação e é Terapeuta Comportamental pela Escola de Executivos e Negócios Instituto Albuquerque, certificada pela Fundação Napoleon Hill. Empresário, Co-Founder da Agência de Marketing Kreativ desde 2010, com sede em Lajeado/RS e filiais em POA/RS e Rio de Janeiro/RJ, está sempre em busca de experiências que impactem os negócios de seus clientes. Assim, também é curador de diversos eventos, entre eles, o Rio Inovattion Week (maior evento de inovação e tecnologia da América Latina) no Rio do Janeiro. Mais recentemente, em janeiro de 2024, Vargas fez a curadoria de conteúdo da NRF, em Nova York, para o Projeto NRF 2024 Digital Explorer. Acompanhe o autor no LinkedIn.

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