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Comportamento

Arrependimento de Compra: o que faz um cliente se arrepender?

63% dos consumidores já se arrependeram de uma compra online, de acordo com o Opinion Box

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Retrato de um homem triste e arrependido com barba franzindo a testa e encolhendo os ombros, mostrando cartão de crédito e smartphone; rotativo

Você provavelmente já viveu um arrependimento de compra, ou conhece alguém que sim. Segundo estudo divulgado em setembro pelo Opinion Box, 63% dos consumidores já se arrependeram de uma compra online. Entre os motivos principais para isso acontecer, 66% já se arrependeram após comprar um produto e receber algo diferente do que imaginava, e 39% já tiveram arrependimento de compra de algo que compraram internacionalmente pois o produto foi taxado. Entre os arrependidos, 63% já deixaram de solicitar a troca de um produto por achar o processo complicado.

A pesquisa foi feita em relação aos últimos 12 meses, e mostra que 39% das pessoas sempre compram apenas coisas planejadas, 51% faz compras majoritariamente planejadas e às vezes faz compras por impulso, 8% faz a maior parte das compras por impulso, e às vezes compra com planejamento, e 2% sempre faz compras por impulso.

Porém, o arrependimento de compra não fica só nas aquisições online. Nas compras feitas em lojas físicas, 54% das pessoas responderam já ter se arrependido. Porém, na hora de tomar uma atitude sobre o arrependimento, as pessoas têm mais disposição a tentar fazer uma troca ou entrar em contato com a loja em compras presenciais em relação a compras online. 50% das pessoas arrependidas voltam à loja física para fazer alguma coisa sobre o arrependimento, enquanto 47% faz a mesma coisa em compras online.

De acordo com a pesquisa do Opinion Box, em 92% dos casos as lojas aceitam o pedido de devolução ou troca, que é um direito do consumidor.

Em relação aos motivos para uma compra, as pessoas consideram importantes principalmente a qualidade do produto, o preço e o valor do frete ou da entrega. Porém, vários outros fatores influenciam, como a indicação de outras pessoas. Em contrapartida, 57% já se arrependeu de uma compra feita só porque o produto estava na promoção; 34% se arrependeu de compras motivadas somente por influenciadores e 31% já processou uma loja que não aceitou o pedido de devolução/troca.

Retrato de um homem triste e arrependido com barba franzindo a testa e encolhendo os ombros, mostrando cartão de crédito e smartphone

Imagem: Envato