Economia
Setor de artigos farmacêuticos é único a crescer no varejo em abril
Contrariando a tendência de queda registrada pelo varejo no último mês, segmento teve alta de 3,2% no volume de vendas

O setor de artigos farmacêuticos foi o único a apresentar resultado positivo em abril. Segundo dados do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, que analisa a movimentação mensal do setor, este segmento registrou alta de 3,2% no volume de vendas em relação ao ano anterior e cresceu 0,5% em comparação a março.
De acordo com o estudo, as vendas no varejo apresentaram uma queda de 7,7% em comparação com o mesmo período de 2022. Seis segmentos não conseguiram obter resultados positivos, sendo que a maior queda foi registrada no setor de livros, jornais, revistas e papelarias (13,5%), seguido por tecidos, vestuário e calçados (12,3%), hipermercados e supermercados (11,8%), móveis e eletrodomésticos (7,6%), material de construção (6,4%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,7%).
De acordo com a pesquisa, os resultados refletem principalmente o impacto negativo dos dois feriados prolongados do mês. As datas afetaram o varejo, uma vez que muitos consumidores optaram por viajar e se afastaram dos principais centros, dificultando a manutenção do ritmo de vendas. Além disso, muitos consumidores optam por fazer compras online ou viajar para destinos turísticos, o que pode resultar em uma redução do fluxo de pessoas nas lojas físicas.
Apenas os estados do Acre e Amapá registraram um pequeno aumento no consumo, de 0,4%. O índice mostrou uma queda significativa em todas as regiões do país, sendo que o Norte e o Nordeste foram os mais afetados. As maiores quedas foram observadas nos estados do Rio Grande do Norte (18,2%), Alagoas (14,9%), Sergipe (8,2%) e Bahia (7,3%).
Leia também:
Oggi lança no Brasil 1º sorvete do mundo com assinatura MasterChef
Imagem: Freepik