Comportamento
Consumidores buscam sustentabilidade na hora de comprar
Compradores estão cada vez mais atentos a selos eco-friendly, sustentabilidade e qualidade de vida e saúde da sociedade e da natureza
De acordo com a Nubimetrics, plataforma de processamento de dados nos marketplaces, o consumo consciente é a tendência para 2024 nos e-commerces e marketplaces. Este ano, os consumidores devem priorizar itens com sustentabilidade e eco-friendly na hora de escolher um artigo para realizar uma compra. Produtos recicláveis e fabricados de forma sustentável são preferência entre os brasileiros e têm visibilidade nos marketplaces nas categorias de alimentação, papelaria, fitness e outras relacionadas.
No setor de alimentos, um artigo que deve se manter em destaque neste ano são as cápsulas de café reutilizáveis, em evidência na categoria Cápsulas nos marketplaces. O produto oferece praticidade, modernidade – para os diferentes tipos de cafeteiras – e até mesmo economia de café e filtro do mesmo, auxiliando o meio-ambiente.
Para a categoria de Papelaria, os cadernos inteligentes também têm alta demanda. Eles permitem a personalização, a retirada e mudança de folhas e capas de acordo com a necessidade, com uma proposta de produto durável e voltado para a sustentabilidade. No Mercado Livre, por exemplo, esse item impulsiona, ainda, a demanda da subcategoria de Blocos de Folhas para Fichários, um segmento com pouca competitividade e com boa margem de lucro.
De acordo com a Nubimetrics, analisando as tendências de demanda, o mercado também é oportuno para produtos de autocuidado e qualidade de vida. Os protetores são impulsionados pelas altas temperaturas que os brasileiros enfrentaram no último trimestre de 2023.
Além disso, artigos que colaborem para a saúde física, mental e emocional podem ser destaques de demanda ao longo do ano, mostrando a tendência de ESG. Os objetos para a prática de atividade física, como roupas fitness e suplementos nutricionais, bem como dispositivos de monitoramento de saúde e produtos de bem-estar tiveram um grande crescimento de procura na pandemia e desde então seguem em destaque.
“Observar o comportamento de compra, tendências e análises de mercado é parte fundamental para o sucesso no e-commerce. Estudar o comportamento dos consumidores colabora para que as estratégias de estoque, preço e experiência do consumidor também sejam elaboradas, fidelizando e cativando o público. Para 2024 prevemos que os brasileiros, principalmente, a Geração Z, devem procurar por experiências de compra personalizadas e que atendam aos seus princípios”, explica Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics.
A sustentabilidade também será uma palavra-chave para a moda em 2024. Os itens fabricados de acordo com diretrizes éticas e ambientais, com a garantia de selos eco-friendly, serão a preferência na hora das compras, principalmente, para a Geração Z. Nesse sentido, a moda circular, brechós e roupas recicláveis também ganham destaque.
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