Inovação
Diretor de Inovação do Carrefour elege o principal desafio do varejo
Em conversa exclusiva com a Central do Varejo, Charles Schweitzer destacou o trabalho que vem realizando junto à marca
Inovação não tem a ver com tecnologia, mas com resolver problemas do consumidor. A frase resume a visão que Charles Schweitzer, diretor superintendente de Inovação do Banco Carrefour, tem sobre o tema. Em conversa exclusiva com a Central do Varejo, o executivo falou sobre os desafios de se trabalhar o assunto em um gigante. Veja a seguir.
Qual o grande problema que o consumidor do varejo está esperando para ser resolvido hoje?
Fundamentalmente é aquela transformação omnichannel de verdade. Porque ainda encontramos muitas fricções entre os canais. Quem nunca foi a uma loja física, pesquisou o preço de um site e descobriu que ele era diferente? Pior: os vendedores não têm autonomia necessária para equilibrar o preço e resolver o problema do consumidor naquele momento que ele está fisicamente dentro da loja.
Quais os desafios para se trabalhar o tema inovação em um gigante como o Carrefour?
O primeiro desafio é quebrar barreiras. Porque a inovação acaba chegando como se fosse uma peça de quebra-cabeça em um quebra-cabeça já montado. Afinal de contas, a empresa já existe e já está estabelecida daquela forma. Quebrar as primeiras barreiras e fazer com que as pessoas se permitam testar o novo é o maior desafio.
Mas se você fizer isso de forma a ajudar a resolver problemas que existem dentro das áreas, você consegue trazer cada vez mais pessoas para dentro. E aí, seja pelo caminho do intraempreendedorismo, seja pelo caminho de open innovation e do trabalho com ecossistema de startups, é possível chegar a boas soluções dentro do negócio.
Leia também:
Omnicanalidade no varejo: 7 estratégias essenciais para o sucesso no setor
Imagem: Gouvêa Experience