Operação
Grupo Heineken investe R$1,8 bilhão para construir sua 15ª fábrica no Brasil
Localizada no município mineiro de Passos, nova unidade deve gerar 350 empregos diretos e outros 11 mil de forma indireta
O Grupo Heineken deu início à construção de sua cervejaria em Passos, Minas Gerais, durante uma cerimônia de lançamento da pedra fundamental. Com um investimento de R$1,8 bilhão, a nova unidade tem a expectativa de gerar 350 empregos diretos e 11 mil indiretos quando estiver em pleno funcionamento. Atualmente, na fase de obras, o projeto já está criando 2 mil oportunidades de trabalho para os moradores da região.
O presidente do Grupo Heineken, Maurício Giamellaro, afirma que esse é um projeto muito aguardado pela empresa, pelos clientes e pelo Estado de Minas Gerais. A cervejaria de Passos foi planejada não apenas para atender aos objetivos de negócio da empresa, mas também para contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região. A inauguração está prevista para 2025, e o projeto inclui o abastecimento de 100% de energia renovável e a construção de um sistema hídrico que permitirá a ampliação da disponibilidade e captação de água na cidade.
Além disso, o Grupo Heineken e criará várias iniciativas no local. Em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, foi desenvolvido um programa permanente de recuperação e conservação de áreas florestais com função hídrica por meio de viveiros de mudas nativas. A empresa também apoiará o Programa Produtor de Águas da Agência Nacional de Águas, por meio do Projeto Bocaina de Pagamento por Serviços Ambientais, que busca auxiliar propriedades rurais na bacia que abastece a cidade.
As ações incluem conservação e recuperação da vegetação natural, conservação do solo e da água, e saneamento ambiental rural. Além de melhorar a qualidade e a quantidade de água, essas iniciativas geram renda para os pequenos agricultores por meio de pagamento por serviços ambientais. Todas essas ações socioambientais foram propostas voluntariamente pela cervejaria e estão estabelecidas em um acordo entre o Grupo Heineken, o Ministério Público de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Imagem: Freepik