Marketing
Inbrands passa por transformação digital em busca do unified commerce

O grupo Inbrands, uma das principais holdings de moda do Brasil, que une as marcas Bobstore, Ellus, Richards, Salinas, VR Collezioni e Tommy Hilfiger, está passando por uma verdadeira transformação digital do seu negócio. Com mais de 140 lojas físicas por todo o país, o movimento visa fortalecer a experiência omnichannel das marcas, alinhando-a com as práticas de unified commerce e criando uma experiência integrada e fluida para os clientes, tanto no ambiente digital quanto nas lojas físicas.
Os resultados dessa transformação digital já podem ser observados em diversas frentes do negócio. Com a nova estrutura digital em funcionamento para as marcas do grupo, os impactos foram imediatos. A Salinas teve um crescimento de 40% nas vendas no segundo mês após a migração de plataforma. Já o site da Ellus registrou aumento de 18,4% nas vendas da Black Friday em comparação com o ano anterior.
A Wake, empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para o varejo e a indústria, foi a plataforma escolhida para suportar as mudanças. Essa colaboração está centrada principalmente em fortalecer o unified commerce, que consiste em unificar em uma única plataforma a integração de todos os canais de um negócio, seja físico ou online, tanto no quesito vendas quanto no atendimento. Isso vem diretamente ao encontro dos hábitos do consumidor atual: segundo pesquisa sobre omnicanalidade da Wake com o Opinion Box, 78,9% dos consumidores transitam entre canais físicos e digitais em busca de conveniência e melhores preços, enquanto apenas 11,7% preferem exclusivamente lojas físicas e 9,4% optam somente pelo ambiente online.
Segundo Adriana Bozon, Chief Brand Officer da Inbrands, a transformação digital no ponto de venda exige uma mudança cultural significativa, especialmente em lojas físicas, onde é essencial envolver o time na estratégia de omnicanalidade, o que a Inbrands alcança por meio de campanhas internas de incentivo. “Nesse ponto, a análise de dados é um diferencial transformador, pois nos permite gerar conversões de forma mais eficaz”, explica Adriana.
A parceria ainda contempla a integração de todo o sistema de gerenciamento de pedidos (OMS) ao grupo, que trouxe visibilidade total dos estoques e possibilitou uma gestão mais eficiente da distribuição de pedidos, reduzindo falhas e evitando rupturas de produtos. “É um investimento, e não como um custo, porque é um retorno muito rápido. A gente já está vendo o crescimento da Salinas, os clientes conseguem perceber por conta da melhor navegabilidade e experiência, o que impacta nos resultados. Na Ellus também, a primeira Black Friday já apresentou um crescimento significativo nas vendas”, explica Felipe Nitzke, head de e-commerce da Inbrands.
Com a parceria, o grupo Inbrands projeta otimizar a presença e interação das marcas do grupo no ambiente digital e físico, preparando-se para novas conquistas e resultados positivos. “A Wake tem apoiado a Inbrands e o seu time de tecnologia nesse avanço e transformação digital. Por meio de um ecossistema de soluções de ponta a ponta e, somado a uma equipe especializada, o objetivo desse projeto foi apoiar o crescimento de vendas, além de apoio na digitalização da marca. Tudo isso reforçando ainda mais os pilares de omnicanalidade e do unified commerce”, finaliza Alessandro Gil, VP da Wake, sobre o compromisso com a digitalização do grupo.
Imagem: Envato