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Economia

Inverno pode aumentar vendas nos supermercados em até 7,5%

A chegada do inverno traz muitas oportunidades para vários setores como o de supermercados e varejo

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mãe e filha no supermercado; dia das mães

O inverno é a estação do frio e de novas possibilidades para aumentar as vendas em setores de vendas e serviços. Para supermercados essas brechas são grandes, já que muitos consumidores buscam em alimentos seu conforto nessas baixas temperaturas.  Leandro Rosada, especialista em gestão de supermercados, acredita que se essas oportunidades forem exploradas, as vendas em supermercados podem subir até 7,5%, pelos dados do Sindivarejistas.

Leandro também declara que com o frio os mercados precisam ter uma estratégia de destacar alimentos rentáveis e que combinem com essa estação do ano.  “Para se ter uma ideia, as importações de vinhos tiveram um aumento de 20% principalmente chilenos e os queijos cresceram 18%”, afirma ele.

Podemos esperar, com a alta do dolar, um inverno de demandas altas para esse produtos considerados “premium”, informa o especialista. A exposição de produtos precisa estar de acordo com a estação do ano, não podendo faltar as marcas líderes e os produtos mais vendidos.“O planejamento prévio permite você fazer encomendas, negociar com os fornecedores, abastecer o estoque para as ações sazonais e reforçar o treinamento da equipe”, reitera Rosadas.

Aqui no Brasil, nessa época de inverno acontecem as festas Juninas e Julinas, movimentando ainda mais os setores de mercado e varejo. Pensando nisso, veja 4 dicas que tendem a ajudar os varejistas nessa época tão rentável:

  1. A experiência é a alma do negócio – “Essa estação pede um ambiente agradável e aconchegante. Ofereça algumas degustações nesse período, com produtos como: vinhos, queijos, sopas e até um café gourmet. Se certifique de que o profissional que conduzirá a degustação sabe explicar sobre o produto. E se a ideia for alavancar a venda de vinhos, invista em um sommellier, a estratégia pode aumentar o ticket médio”, alega o especialista.
  1. Deixe a mostra kits feitos para atrair clientes – “A criação de kits usando cross merchandising pode agregar valor ao supermercado. Eles podem ser comercializados em cestas como presentes ou apenas com a finalidade de tornar a vida dos consumidores mais conveniente. Por exemplo, uma cesta de vinhos e queijos; um kit com chás variados e torradas, fondue com pães italianos ou um kit para fazer chocolate quente cremoso com: leite, chocolate em pó, creme de leite, marshmalow etc”, opina Leandro.
  1. Organize bem o espaço dos produtos – “Revisar o layout das categorias faz toda a diferença para os produtos sazonais. É fundamental aumentar o espaço dedicado a essas categorias, levando em consideração as previsões de vendas para evitar falta de produtos e perda de vendas”, revela o especialista.
  1. Saiba usar bem os pontos extras – “O uso de pontos extras é importante, uma vez que muitos produtos sazonais não estão na lista de compras dos clientes. Ao espalhar esses produtos pela loja usando pontos extras, aumentamos as chances de criar lembrança ou despertar interesse, aumentando assim a conversão da loja como um todo”, termina Leandro Rosadas.
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