Design
Louis Vuitton abre loja ultraexclusiva em Singapura
Primeira loja desse estilo no Sudeste Asiático promete luxo e glamour — para poucos, claro
Imagine fazer compras em uma boutique onde todo o piso pode se transformar em seu provador pessoal. Ultraexclusividade e serviço premium são as principais ofertas na mais nova loja da Louis Vuitton em Singapura. E, não, nem todos podem fazer compras aqui.
Em janeiro, a marca de luxo francesa abriu seu primeiro espaço de varejo dedicado aos VICs (clientes muito importantes) no Ngee Ann City — o primeiro na região a estrear seu novo conceito de “Apartment” (VICs é o termo da indústria para o 1% superior da clientela de uma marca).
O espaço reformado no segundo andar está localizado diretamente acima da maior loja dedicada às mulheres da Louis Vuitton em Singapura, que reabriu em agosto de 2023 após uma reforma luxuosa. A Louis Vuitton abriu sua primeira loja no Ngee Ann City em 1996.
Estilizado para se assemelhar a um elegante apartamento francês, o espaço de 690 m² é dividido em uma área de exposição, o Salão Principal e Galeria — que lembram um foyer espaçoso na casa de alguém — e três salões que podem ser fechados para uma experiência de compra mais privada.
Os visitantes são recebidos por um espaço de exposição, decorado com uma coleção de baús icônicos da Louis Vuitton suspensos por balões de ar quente.
Isso reflete uma estratégia que algumas marcas de luxo estão adotando para oferecer experiências únicas para seus maiores gastadores.
Em um estudo de caso recente, a empresa de mídia de moda The Business of Fashion relatou que, pós-pandemia, mais marcas estão abrindo lojas exclusivas ou suítes de compras que apenas os VICs podem acessar, em resposta à demanda por total privacidade.
Boutiques privadas eliminam o estresse e a inapropriada das lojas lotadas e filas longas — um luxo que, aparentemente, o dinheiro pode comprar.
Na boutique do Ngee Ann City, nenhum gasto foi poupado.
Os visitantes são recebidos por um espaço de exposição, decorado com uma coleção de baús da Louis Vuitton suspensos por balões de ar quente. De acordo com o lema da marca, celebrando o “espírito de viagem”, uma fotografia histórica de um evento de balão de ar quente na Floresta de Vincennes, em Paris, da Exposição de Paris de 1900, serve como pano de fundo.
Aqui, você pode saborear um pedaço da rica herança da maison, remontando às suas raízes como fabricante de baús. Peças arquivadas em exibição incluem um Baú de Chapéus Monograma restaurado de 1924, onde cada monograma foi pintado à mão.
Aventure-se mais fundo e explore mais peças arquivadas que traçam a história e as evoluções criativas da Louis Vuitton — de uma bolsa criada em colaboração com o falecido designer americano Stephen Sprouse, a uma escultura de camaleão de novidade do artista britânico Billie Achilleos, feita a partir de vários pequenos artigos de couro da Louis Vuitton.
Esta área de descoberta patrimonial é como a casa pretende educar e preparar sua próxima geração de clientes que mais gastam. O público pode marcar uma consulta para ver esta área.
As compras começam no Salão Principal, caracterizado por curvas suaves e arcos que conduzem aos salões.
A designer de interiores francesa Stephanie Coutas foi incumbida de criar uma atmosfera convidativa — realizada através de tons e texturas de creme suaves, e móveis sob medida criados por artistas e designers franceses.
Toques de Singapura foram trazidos para o espaço. Em homenagem ao apelido da ilha de Cidade Jardim, florescendo em cada canto do Salão Principal está uma elegante árvore de frangipani feita de gesso. Cada folha e caule foi criado à mão no local.
Uma parede focal apresentando outra árvore de frangipani ocupa o centro do primeiro e principal salão, dedicado à prêt-à-porter feminina e vestidos de noite. O resto das paredes é pintado em um gradiente de gesso em tons de laranja chamado “Pôr do Sol de Singapura”, complementado por motivos do Monograma LV no teto.
No segundo salão está a coleção masculina. O quarto é um verdadeiro deleite para os olhos, com elementos de design, incluindo uma parede de gesso Damier, um tapete feito sob medida em um padrão inspirado em ondas e armários de madeira Paldao.
Um sofá sob medida e uma poltrona vintage Costela quase evocam inveja de casa, convidando os compradores cansados a permanecerem ali.
Por fim, o terceiro salão abriga alta joalheria e relógios de alta qualidade — o primeiro espaço permanente da maison em Singapura dedicado às coleções. Um lustre vintage de 1970 balança do teto, enquanto uma obra de arte da artista americana Julia Powers adiciona cor ao local.
Imagem: Reprodução/Louis Vuitton
Escrito por Amanda Chai para The Straits Times